Participamos do

Pacientes com sintomas de Covid-19 poderão ter acesso a videochamada com profissionais de saúde

O funcionamento é no mesmo horário de postos de saúde, das 7 h às 19 horas, de segunda a sexta

Uma nova plataforma vai proporcionar o contato entre pacientes com sintomas de Covid-19 e profissionais de saúde de Fortaleza, sem sair de casa e com segurança. Anunciada nesta segunda-feira, 15, e já disponível pela internet, o #Atendeemcasa Covid-19 é uma ferramenta online, de vídeo e áudio, em que médicos e enfermeiros vão poder conversar com pacientes com síndromes gripais. A partir desse atendimento, definirão se o paciente deve ou não ir ao pronto atendimento. Para ter acesso, basta clicar aqui ou acessar atendeemcasa.sms.fortaleza.ce.gov.br .

É preciso informar o número do CPF e do CEP de quem está buscando o contato. Em seguida, devem ser colocados os sintomas que o paciente está sentido. Posteriormente, um dos 50 profissionais, entre médicos e enfermeiros, por turno, fará o atendimento. O funcionamento é no mesmo horário dos postos de saúde, das 7 h às 19 horas, de segunda a sexta.

O atendimento é uma orientação, acessível para toda a população, mas não substitui uma consulta presencial. Também não haverá prescrição médica por meio da plataforma, como ressaltou o coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rui de Gouveia. Segundo ele, a plataforma vai ajudar a avaliar os primeiros sintomas e evitar que a pessoa precise se deslocar a um pronto socorro sem necessidade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante o anúncio, em coletiva de imprensa, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), reforçou que a ferramenta aumentará a proximidade entre os pacientes e os profissionais, que agora vão poder conversar em uma videochamada. "Muitas vezes as pessoas ficam desconfortáveis em receber uma mensagem fria de texto. É um avanço, as pessoas acham que é importante olhar para o profissional, trocar uma ideia, ouvir dele", explica o prefeito.

Fase 1 da retomada econômica 

A ferramenta também deve fazer parte do acompanhamento dos índices para o avanço na retomada econômica na Capital. Iniciando a segunda semana da volta do comércio, a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Joana Maciel, avalia que Fortaleza tem apresentado diminuições nos casos confirmados e óbitos, o que se reflete na queda na demanda assistencial.

"Neste momento, o sistema de saúde de Fortaleza está preparado, nós temos leitos vagos, nós temos poucos atendimentos no postos e nas UPAs e é assim que a gente quer que continue", afirmou. Entretanto, a secretária lembrou que o decreto de isolamento ainda está vigente. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar