Participamos do

Detran-CE oferta alguns serviços presenciais durante a pandemia

O órgão de trânsito está realizando suas atividades de forma limitada por causa do isolamento social
18:32 | Jun. 15, 2020
Autor Gabriel Lopes
Foto do autor
Gabriel Lopes Estagiário de Esportes
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mesmo com limitações causadas pelo isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, o Detran-CE disponibiliza alguns serviços presenciais. Outros seguem por atendimento online. Além disso, alguns prazos foram prorrogados ou interrompidos por esse período.

Presencialmente, o órgão está funcionando para a liberação de veículos apreendidos desde o final de março de 2020, em Fortaleza (av. Juscelino Kubitschek, 582, Passaré) e no interior (15 sedes-regionais). Na sede do Detran-CE, no bairro Maraponga, há o atendimento presencial (agendado) de despachantes de veículos novos e concessionárias para a realização do processo de primeiro emplacamento. Também foi iniciado o modelo de vistoria remota para atender aos despachantes de veículos usados.

Através de seu site (detran.ce.gov.br), a autarquia disponibiliza a emissão online do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculos (CRLV), que pode ser impresso. Ofertado desde o dia 27 de abril de 2020, já foram baixados mais de 55 mil documentos desse tipo. Também é possível conseguir online a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após preenchimento de formulário e pagamento de taxa. O documento é enviado pelos Correios e até o momento foram emitidas 670 segundas vias.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A solicitação da CNH definitiva para quem está com a Permissão Provisória para Dirigir (PPD) é outro serviço disponível online. Outras informações, como checagem de dados do veículo, pontos acumulados na CNH e multas também podem ser consultados no site do Detran-CE.

Alguns serviços tiveram prazos prorrogados ou interrompidos. A validade da CNH e da PPD, vencidas desde 19 de fevereiro de 2020, foi prorrogada por tempo indeterminado. Já o prazo para que o processo de habilitação do candidato permaneça ativo no órgão foi ampliado para 18 meses, inclusive para os processos administrativos em andamento.

Também foram interrompidos os prazos para defesa de autuação (notificação), recursos de multa, defesa processual e recursos para suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação, bem como o prazo para identificação do condutor infrator, válido também para os processos administrativos já iniciados.

Permanecem ainda interrompidos os prazos para o proprietário realizar a expedição de Certificado de Registro de Veiculo (CRV, também conhecido como DUT) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020 e o prazo para registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

O Teleatendimento do Detran-CE segue funcionando, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 8 às 13 horas, pelo telefone (85) 31952300.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar