Participamos do

Parentes de pacientes internados no PV terão acesso a boletins diários de saúde

A previsão é que a iniciativa também seja implementado no Instituto José Frota (IJF)
11:06 | Jun. 11, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com os parentes internados por causa da Covid-19 e sem a possibilidade de contato direto, ter informações tem sido uma questão complicada para muitas famílias. Após manifestações de familiares e do Ministério Público, a Prefeitura de Fortaleza está disponibilizando, a partir desta quinta-feira, 11, uma nova ferramenta que apresenta um boletim atualizado todos os dias com o quadro e a evolução de pacientes internados no Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas (PV). A página pode ser acessada pelo link  (https://pvacompanhante.fortaleza.ce.gov.br/#/login) pu pela plataforma da Prefeitura sobre coronavírus.

Para ter acesso às informações, é preciso responder perguntas pessoais relacionadas ao paciente, como  número do CPF, nome da mãe e data de nascimento. O próximo passo é concordar com os termos de guardar sigilo e realmente confirmar que os dados são de um parente próximo. Posteriormente, é apresentado o quadro de saúde do paciente, com data do boletim, informações básicas, condições respiratórias e se foi feito ou não, além do horário, videochamada com algum familiar.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joana Maciel, ressalta que não haverá a substituição das ligações por vídeo entre os pacientes e o responsável cadastrado no sistema. Ela explica que a plataforma é algo a mais para melhorar a comunicação entre as famílias e o hospital de campanha. "A gente quer minimizar essa angústia, que sabemos que deve ser muito grande, de você ter um familiar seu internado por Covid-19. Uma doença nova, que a gente não sabe exatamente a evolução", afirma Maciel.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A ferramenta deve ser expandida para o Instituto José Frota (IJF), onde também há pacientes internados por Covid-19. A situação, como explica a secretária, imposta pelas circunstâncias da Covid-19, foram novas para as equipes de saúde, uma vez que, normalmente, há o acompanhando de um parente e visitas diárias, o que não pode acontecer nesse caso. Isso porque a doença é infectocontagiosa e tem "um alto poder de transmissibilidade".

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar