Participamos do

Prefeitura de Jardim, cidade da região do Cariri, decreta lockdown

De acordo com a secretária da Saúde de Jardim, Camila Cruz, a população do município não estava "colaborando" com as medidas de combate ao coronavírus
22:50 | Jun. 10, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Desde essa terça-feira, 9, o município de Jardim, na região do Cariri, localizado a cerca de 550 quilômetros da Capital, entrou em isolamento social rígido, o lockdown, decretodo pela Prefeitura Municipal para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus na Cidade e em municípios circunvizinhos. Medida vale até o próximo dia 23 de junho.

Conforme o decreto, publicado na segunda-feira, 8, a ação foi implementada devido ao risco de sobrecarga do sistema de saúde municipal, "que já possui capacidade limitada". Com isso, o município terá a circulação de pessoas e veículos, bem como a entrada e saída da cidade, controladas. 

Os serviços essenciais funcionarão em horário reduzido e somente de segunda a sábado, de 8h as 17h, com exceção dos serviços em oficinas e mecânicas, que funcionarão de 8h as 12h. Só estão permitidos a abrir também aos domingos farmácias e postos de combustível. Para sair de casa, será preciso apresentar declaração ou documento que comprove o deslocamento para serviço essencial. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Agora o Ceará conta com cinco municípios em lockdown. Além de Jardim, que foi o primeiro município a ter o isolamento rígido decreto pela administração municipal, Sobral, Camocim, Itarema e Acaraú, na região Norte, estão em bloqueio total por determinação de decreto estadual. A região Norte, que tem apresentado crescimento de casos e demandas de internação pela Covid-19, se tornou o novo foco da ações de combate à pandemia no Estado.

Segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Jardim tem nove casos confirmados e um óbito em decorrência do coronavírus, com 62 notificações ao todo. De acordo com Camila Cruz, secretária da Saúde do município, apesar do baixos indicadores, o lockdown foi instituído por preocupação com os hábitos da população, que não estava "colaborando" com as recomendações de isolamento e de combate à doença.

"Parece que eles não acreditam que o vírus está aqui ou que não poderia chegar, mas infelizmente sabemos que isso não é verdade. Na última semana, tivemos um aumento considerável de casos, apesar de ainda ser bem baixo", pontua a gestora. A localização geográfica da cidade, que faz fronteira com o estado do Pernambuco, também é motivo de alerta devido ao fluxo de pessoas, segundo Camila Cruz.

O Ceará chegou a 4.519 mortes e 71.947 casos confirmados pela Covid-19. Os dados foram atualizados às 17h47min desta quarta-feira, 10, pela plataforma IntegraSUS. Foram 2.924 casos e 160 óbitos a mais que os totais registrados na última atualização de terça-feira. Das mortes registradas, 8 ocorreram nas últimas 24 horas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus > 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar