Participamos do

MPT abre procedimento para investigar uso indevido de EPIs no Hospital do Cariri

A denúncia foi feita ao órgão por meio do Sindsaúde, que acusa o hospital de, entre outros, descaso com a saúde de seus profissionais
17:44 | Jun. 08, 2020
Autor Gabriela Almeida
Foto do autor
Gabriela Almeida Repórter O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu nesta segunda-feira, 8, um procedimento para investigar o uso indevido de Equipamentos de Proteção (EPIs) no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. A denúncia foi feita ao órgão por meio do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Estado (Sindsaúde), que acusa a unidade hospitalar de distribuir aventais prejudiciais à saúde de seus profissionais e de incentivar a reutilização de máscaras. O HRC nega acusações. 

De acordo com Sindsaúde, auxiliares, técnicos de enfermagem e profissionais do nível médio que atuam no HRC utilizam um avental feito com material plástico que “esquenta” e causa desconforto. Alguns desses trabalhadores teriam apresentado sintomas de desidratação, devido ao uso da vestimenta em situações de esforço físico.

Profissionais do HRC estariam usando aventais que causam desconforto e provocam mal estar
Profissionais do HRC estariam usando aventais que causam desconforto e provocam mal estar (Foto: Divulgação/ Sindsaúde)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O sindicato acusa ainda o hospital de fazer com que profissionais utilizem a máscara de modelo N95 por até 30 dias, o que estaria expondo os trabalhadores ao risco de infecção pelo novo coronavírus, a Covid-19, uma vez que o orientado pelos órgãos de saúde é que elas sejam trocadas após 15 dias de uso.

Procurado pelo O POVO, o HRC negou as acusações e afirmou que segue “criteriosamente as recomendações da Anvisa e do Ministério da Saúde para Covid-19".

O MPT recebeu a denúncia ainda no domingo, 6, e abriu procedimento de investigação na tarde desta segunda, 7. De acordo com informações passadas pela instituição, o caso agora se encontra em fase preliminar e deve ser encaminhado a um procurador do Estado para sofrer apuração.


Confira nota do HRC na íntegra:

O Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, informa que os materiais descartáveis não são reutilizados. O HRC sob gestão da Secretaria da Saúde do Ceará segue criteriosamente as recomendações da Anvisa/ Ministério da Saúde para Covid. Não há reaproveitamento de EPI. A orientação é para que materiais descartáveis, como máscaras cirúrgicas, macacões e aventais, sejam usados apenas uma única vez e o que for reutilizável, seja feita a desinfecção. Ou seja, os face shields, os óculos de proteção são higienizados após o uso e a N95 é sempre limpa e seca para novo uso, sendo trocada após 15 dias, conforme as recomendações.

O fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Hospital Regional do Cariri está regular.

O Hospital recomenda que os profissionais tenham algumas precauções diariamente antes da reutilização da máscara, como a inspeção checando a integridade da máscara e a verificação da vedação. Caso seja identificado algum comprometimento, a máscara deve ser descartada e uma nova é entregue.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar