PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Hemoce recebe doações de plasma do sangue de recuperados de Covid-19

Voluntários precisam estar recuperados há mais de 30 dias e não podem apresentar sintomas da doença. Unidades de Fortaleza coletarão as amostras, que podem ajudar no tratamento de outros infectados

Matheus Facundo
21:23 | 04/06/2020
Antes da doação, é um feita uma triagem clínica por meio de coleta de sangue. A amostra é testada para anticorpos do coronavírus (Foto: BARBARA MOIRA)
Antes da doação, é um feita uma triagem clínica por meio de coleta de sangue. A amostra é testada para anticorpos do coronavírus (Foto: BARBARA MOIRA)

Como forma de ajudar no tratamento de pessoas com coronavírus e outras doenças virais, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em Fortaleza recebe, desde essa quarta-feira, 3, doações do plasma de pessoas que já foram infectadas pela Covid-19. Os voluntários precisam estar recuperados há mais de 30 dias e não podem apresentar sintomas da doença.

De acordo com a diretora de hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta, a técnica já obteve sucesso em pacientes graves do novo coronavírus. "O plasma de pacientes curados possui anticorpos contra o vírus e, ao ser transfundido em pacientes gravemente doentes, pode ajudar na recuperação", explica.

Conforme o Hemoce, as primeiras coletas do componente chamado "plasma convalescente" já foram feitas e passarão por análise. Previsão é de que a primeira coleta seja no próximo sábado, 6. Antes da doação, é um feita uma triagem clínica por meio de coleta de sangue. A amostra é testada para anticorpos da Covid-19.

Os exames ficam prontos em cerca de dois dias. Segundo o Hemocentro cearense, quem não é considerado apto a doar plasma é convidado para a doação de sangue convencional. Todos os atendimentos são agendados por meio de uma plataforma online do Hemoce. Medida visa prevenir a disseminação da doença e de respeito ao isolamento social.

Critérios para doação do plasma:

– Pessoas do sexo masculino;
– Ter entre 18 e 60 anos de idade;
– Pesar acima de 50kg
– Diagnóstico de Covid-19 confirmado previamente por PCR, sorologia ou teste rápido;
– Estar sem sintomas da doença há mais de 30 dias;
– Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto ou cópia autenticada

Agendamento: https://hemoce.reservio.com/ e (85) 31012305 e (85) 31012296 (WhatsApp)