PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Turma da Mônica orienta sobre o uso correto das máscaras de proteção em cartilha

O material reforça os cuidados com as máscaras e esclarece as principais dúvidas sobre o uso do item pouco utilizado por brasileiros antes da pandemia

13:24 | 03/06/2020
As personagens Cebolinha, Jeremias, Milena, Magali e Mônica explicam de maneira simplificada como o Sars-Cov-2 se espalha e como se proteger (Foto: Divulgação)
As personagens Cebolinha, Jeremias, Milena, Magali e Mônica explicam de maneira simplificada como o Sars-Cov-2 se espalha e como se proteger (Foto: Divulgação)

Depois do Cascão vencer o medo de água e lavar as mãos com água e sabão para se proteger do novo coronavírus, a turma do Bairro do Limoeiro se reuniu para orientar sobre o uso correto das máscaras de proteção descartáveis e de tecido. Em parceria com o Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC/USP), a Mauricio de Sousa Produções (MSP) ilustrou uma cartilha a partir de recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), disponível nas redes sociais da empresa.

Nela, as personagens Cebolinha, Jeremias, Milena, Magali e Mônica explicam de maneira simplificada como o Sars-Cov-2 se espalha, o fato de existirem pessoas assintomáticas e até que as máscaras caseiras têm eficácia menor que as hospitalares, mas ainda assim protegem.

"Buscamos produzir um material que contenha orientações de fontes seguras para que o combate à pandemia seja feito da forma mais correta possível. Para reforçá-las, utilizamos os personagens da Turma da Mônica, tão querida pelos brasileiros, para apresentar os cuidados de uma forma mais leve e didática", Para explica Mônica Sousa, diretora executiva da MSP.

LEIA TAMBÉM | Saiba como fazer e cuidar de sua própria máscara de proteção

Em uma das páginas, por exemplo, Mônica mostra o passo a passo para colocar e ajustar as máscaras ao rosto. Depois, vêm as instruções de descarte delas. Em seguida, Magali dá orientações para a lavagem de máscaras de pano e sobre cuidados com crianças. Confira a cartilha completa: