Participamos do

Com protocolos de biossegurança, Shopping Iguatemi divulga reabertura a partir do dia 8

O plano de reabertura contará com duas fases e a segunda dependerá da evolução da retomada de atividades em Fortaleza
00:08 | Jun. 02, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após a definição de datas para a retomada de setores econômicos no Ceará, o Shopping Iguatemi Fortaleza divulgou nesta segunda-feira, 1º, que o plano de reabertura do centro comercial ocorrerá a partir do dia 8 de junho. Com protocolos de biossegurança, o shopping disponibilizará inicialmente apenas o funcionamento das lojas, ainda em uma primeira fase do retorno às atividades.

Neste começo, o Iguatemi funcionará das 12h as 20h, durante todos os dias da semana. Somente as pessoas que estiverem de máscara poderão frequentar o local. A grande maioria das lojas voltará a funcionar. Estarão fechados o cinema, parques infantis, restaurantes e serviços de alimentação. Alguns espaços e serviços também poderão estar com seu uso limitado. O fraldário, empréstimos de carrinho de bebês e cadeiras de rodas, além do serviço de vallet estão suspensos. O acesso a elevadores, sanitários e áreas administrativas ficam limitados. O plano de reabertura contará com duas fases e a segunda dependerá da evolução da retomada de atividades em Fortaleza.

Leia também: Com medidas de segurança, shoppings RioMar reabrem em Fortaleza a partir de 8 de junho

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi, afirma que o local procura seguir as determinações contidas em decretos municipais, estaduais e federais, levando em consideração experiências nacionais e internacionais, práticas de outros setores que mostraram alguma eficiência na proteção e recomendação de profissionais da saúde para o processo de reabertura. Ele informa que o shopping pretende realizar essa abertura com “cautela, serenidade e responsabilidade”. 

O acesso ao estacionamento, lojas, restaurantes e áreas comuns passam por modificações visando a saúde dos frequentadores. Agora, a partir das 19h30min, meia hora antes do shopping fechar, será comunicado no sistema de áudio o tempo para o encerramento das atividades, e o incentivo para o pagamento antecipado de estacionamento, com o objetivo de evitar aglomerações durante a saída.

A higienização e limpeza do local serão intensificados, e continuarão durante todo o período de pandemia. Os colaboradores do shopping passarão por um treinamento com especialistas nas áreas da saúde, comportamento e segurança, disponibilizando também aos lojistas uma cartilha com orientações das melhores formas de prosseguir durante o período.

No estacionamento, a emissão do ticket será automática, evitando a necessidade de utilizar botões para emiti-lo, e os andares do prédio serão reduzidos, como forma de evitar que muitas pessoas frequentem o shopping ao mesmo tempo. O número de clientes circulando pelo local também será limitado. Um sistema automático de contagem de público funcionará em todas as portas, e equipes de segurança estarão restringindo o acesso ao estabelecimento. A determinação do Iguatemi é que haja uma limitação de uma pessoa para cada 12m², mais que algumas recomendações internacionais, que limitam em 5m². Após a ultrapassagem do número, o acesso estará restringido. Os lojistas deverão respeitar esse limite também dentro das lojas, que passarão por constantes supervisões.

Lâmpadas UV-C, responsáveis pela higienização e desinfecção dos locais, serão instaladas onde estão as máquinas do sistema de ar-condicionado do shopping, que serão limpas semanalmente com quaternário de amônia, além de uma troca de filtro a cada mês. As portas do shopping serão mantidas abertas durante o funcionamento para que ocorra uma maior renovação de ar. As lâmpadas UV-C também estarão nas escadas rolantes para que sejam desinfetadas com frequência. 

Nem todas as portas de acesso ao shopping estarão abertas. Nas entradas acontecerão checagens de temperatura dos clientes, feitas por uma equipe especializada, além de álcool em gel 70% disponível para a utilização. Haverá no piso marcações de distanciamento recomendado.

Nas praças de alimentação, quando estiverem com abertura autorizada, haverá a redução de 50% da quantidades de lugares disponíveis, distribuídos respeitando o distanciamento, com álcool 70% disponível, e uma recomendação para os lojistas manterem formas de pagamento sem toques, além de um incentivo na utilização de cardápios digitais em alternativa aos cardápios físicos. Sofás e cadeiras móveis serão removidos, com o intuito de evitar a concentração de pessoas em determinado local. Os móveis fixos estarão com placas indicativas. O shopping também estará com informativos sobre medidas de segurança.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar