Participamos do

Consumir alho cru não protege contra o coronavírus; veja 10 mitos sobre prevenção da Covid-19

As informações falsas ou imprecisas sobre o tratamento da doença que parou o mundo foram desmentidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)
18:47 | Mai. 25, 2020
Autor Neto Ribeiro
Foto do autor
Neto Ribeiro Repórter Mídias Sociais
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em meio à pandemia do novo coronavírus, que já vitimou mais de 344 mil pessoas no mundo, a corrida de cientistas para encontrar uma vacina que possa prevenir ou uma cura que possa salvar pacientes é enorme. Até às 18 horas desta segunda-feira, 25, 5.463.392 milhões de pessoas haviam contraído a doença.

E como o desejo de estar cada vez mais distante da patologia é grande, várias pessoas estão consumindo informações sobre possíveis curas e prevenções, mesmo que esses fatos não possuam comprovações científicas. Algumas dessas notícias, inclusive, ganharam força no Brasil nas últimas semanas por meio das redes sociais e — caso sejam praticadas —, podem prejudicar quem fizer uso desse tipo de recurso.

Pensando nisso, O POVO elencou algumas informações divulgadas pelo site oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), que está voltado a desmistificação de tratamentos alternativos que podem auxiliar no combate à doença pandêmica, mas que não trazem nenhum benefício e podem causar sérios danos à saúde dos pacientes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O uso do alho cru e do açafrão da terra, por exemplo, são apontados por mensagens no WhatsApp — que O POVO também recebeu por meio do aplicativo de mensagens —, como fortes aliados para fortalecer o sistema imunológico e, por conta disso, teriam grande eficácia no combate à Covid-19. Entretanto, segundo o informativo da OMS, não existem evidências sobre as propriedades preventivas das especiarias contra o novo coronavírus.

"O alho é um alimento saudável que pode ter algumas propriedades antimicrobianas. No entanto, não há evidências do surto atual de que comer alho tenha protegido pessoas do novo coronavírus", diz o site da Organização.

Confira a lista de desmistificações sobre o coronavírus apontadas pela OMS:

1 - Lavagem do nariz com solução salina não previne a infecção pelo novo coronavírus:

Existem evidências limitadas de que lavar o nariz regularmente com solução salina pode ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente do resfriado comum. No entanto, a lavagem regular das narinas não demonstrou prevenir infecções respiratórias, como as causadas pelo Sars-CoV-2.

2 - Antibióticos e vacinas para pneumonia não são eficazes na prevenção do novo coronavírus:

Os antibióticos não funcionam contra vírus, apenas bactérias. As vacinas contra pneumonia, como a vacina pneumocócica e a vacina contra o Haemophilus Influenza tipo B (HiB), não oferecem proteção contra o coronavírus. A OMS aponta também que, por conta de ser tão novo e diferente, o Sars-CoV-2 precisa de uma vacina própria.

A entidade elucida que não há nenhum medicamento específico recomendado para prevenir ou tratar o novo coronavírus.

A vacinação, entretanto, tem lados positivos por prevenir outras doenças, diminuindo o fluxo de atendimento em hospitais, e por facilitar o diagnóstico de Covid-19.

3 - Secadores de mãos e lâmpadas ultravioletas (UV) não são eficazes para "matar" o novo coronavírus

Para se proteger contra o coronavírus, você deve limpar frequentemente as mãos com um sabonete à base de álcool ou lavá-las com água e sabão. Depois de limpar as mãos, você deve secá-las cuidadosamente usando toalhas de papel ou um secador de ar quente.

Já a radiação UV pode causar irritação na pele e danificar os olhos. Limpar as mãos com álcool ou esfregar as mãos com água e sabão é a maneira mais eficaz de remover o vírus.

4 - Tomar banho quente e tempo frio e neve não impedem a contaminação pelo coronavírus

Tomar um banho quente não impedirá que você pegue a Covid-19. Sua temperatura corporal normal permanece em torno de 36,5° C a 37° C, independentemente da temperatura do seu banho ou chuveiro.

Por esse mesmo motivo, não há razão para acreditar que o clima frio possa matar o novo coronavírus ou outras doenças, uma vez que a temperatura do corpo humano permanecerá a mesma. Na verdade, tomar um banho com água extremamente quente ou consumir neve ou deitar-se nela, pode ser prejudicial, pois poderá queimar você.

A melhor maneira de se proteger contra a Covid-19 é limpar frequentemente as mãos, usar máscara e manter distância física de pelo menos 1 metro dos outros.

Ao fazer isso, você elimina os vírus que podem estar em suas mãos e evita a infecção que pode ocorrer ao tocar seus olhos, boca e nariz, além de diminuir as chances de ser contaminado por meio de gotículas expelidas por outras pessoas.

5 - Conseguir prender a respiração por 10 segundos ou mais sem tossir ou sentir desconforto não significa que você está livre da doença de coronavírus (Covid-19) ou de qualquer outra doença pulmonar:

Os sintomas mais comuns da Covid-19 são tosse seca, cansaço e febre. Algumas pessoas podem desenvolver formas mais graves da doença, como pneumonia. A melhor maneira de confirmar se você tem o vírus que produz a doença de Covid-19 é com um teste laboratorial. Você não pode confirmá-lo com este exercício de respiração, que pode até ser perigoso.

6 - O consumo de álcool não o protege contra a Covid-19 e pode ser perigoso

O consumo frequente ou excessivo de álcool pode aumentar o risco de problemas de saúde.

7 - Beber metanol, etanol ou alvejante não previne ou cura a Covid-19 e pode ser extremamente perigoso

Metanol, etanol e água sanitária são venenos. Bebê-los pode levar a incapacidade e morte. Metanol, etanol e alvejante às vezes são usados em produtos de limpeza para matar o vírus em superfícies — no entanto, você nunca deve beber. Eles não matam o vírus em seu corpo e prejudicam seus órgãos internos.
Para se proteger do Covid-19, desinfecte objetos e superfícies, especialmente os que você toca regularmente. Você pode usar alvejante diluído ou álcool para isso. Limpe as mãos com frequência e cuidado e evite tocar nos olhos, boca e nariz.

8 - Pulverizar e introduzir alvejante ou outro desinfetante em seu corpo não protegerá você contra Covid-19 e é perigoso

Não aplique em nenhuma circunstância spray ou alvejante ou qualquer outro desinfetante em seu corpo. Essas substâncias podem ser venenosas se ingeridas e causar irritação e danos à pele e aos olhos.
Alvejante e desinfetante devem ser usados com cuidado para desinfetar apenas as superfícies. Lembre-se de manter o cloro (alvejante) e outros desinfetantes fora do alcance das crianças.

9 - Expor-se ao sol ou a temperaturas superiores a 25 ° C não previne a doença por coronavírus (Covid-19)

Você pode pegar a Covid-19 independentemente do clima ensolarado ou quente. Países com clima quente relataram casos da doença. Para se proteger, limpe as mãos com frequência e cuidado e evite tocar nos olhos, na boca e no nariz.

10 - Adicionar pimenta à sua sopa ou a outras refeições não previne ou cura o Covid-19

As pimentas da sua comida, apesar de muito saborosas, não podem prevenir ou curar o Covid-19. A melhor maneira de se proteger contra o novo coronavírus é manter pelo menos 1 metro de distância dos outros e lavar as mãos com frequência e profundidade. Também é benéfico para sua saúde geral manter uma dieta equilibrada, manter-se bem hidratado, exercitar-se regularmente e dormir bem.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar