PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Coronavírus: 403 pacientes receberam alta do hospital emergencial do PV no 1º mês de funcionamento

Nesse período, o hospital emergencial do PV atendeu 649 pacientes com coronavírus

Alan Magno
21:47 | 19/05/2020
Foto mostra paciente recebendo alta médica do hospital de campanha do PV (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto mostra paciente recebendo alta médica do hospital de campanha do PV (Foto: JÚLIO CAESAR)

O Hospital Emergencial Presidente Vargas (PV), em Fortaleza, completou um mês de funcionamento nessa segunda-feira, 18. Com área de mais de 3.500 m² de área, a unidade de saúde, criada especificamente para receber pacientes infectados com coronavírus, atendeu 649 pacientes desde o início de seu funcionamento. Voltado para casos de complexidade baixa e moderada, dentre as pessoas infectadas com a Covid-19 que foram tratadas no hospital, o hospital já deu alta para 403 pessoas que puderam voltar para suas casas e famílias, sem risco de contaminar seus entes queridos.

Ao todo, o hospital mantém 224 leitos de internação em pleno funcionamento, até às 19h desta terça-feira, 19, dentre estes, 17 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas para pacientes internos que apresentarem agravamento do quadro clínico. A taxa de ocupação na unidade mantém uma média de 90% ao longo do dia, de acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, Joana Maciel.

Em divulgação do balanço mensal Joana comemorou as realizações do hospital de campanha. “Neste primeiro mês contamos com números muito significativos. Muitos pacientes já foram curados graças ao atendimento desse hospital”, pontuou. As obras do hospital do PV foram iniciadas no dia 23 de março, além da estrutura inicial entregue no dia 18 de abril, foram montados a base para três anexos extras com 54 leitos. O segundo anexo deve ser entregue ainda nesta semana, na quarta-feira, 21, quanto o outro tem previsão de ser inaugurado até o fim de maio. Após as duas expansões, o hospital terá um total de 336 leitos.

Além dos cinco blocos de leitos, o hospital de campanha apresentando bloco de apoio onde funciona a administração, laboratório, farmácia e o almoxarifado. No entorno da unidade foram dispostos contêineres que foram adaptados para servirem como área de descanso para os mais 500 profissionais de saúde que atuam no hospital do PV e também como área de armazenamento para Equipamentos de Proteção Individual e demais insumos usados para a manutenção da prestação de serviços do hospital.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >