Participamos do

Ceará receberá 200 respiradores e 103 toneladas de equipamentos de proteção no domingo, 17

Os materiais serão trazidos ao Estado por um avião fretado que partirá da China no sábado, 16, às 14h
19:57 | Mai. 15, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Carga com 200 respiradores e 103, 7 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) chegará no Ceará neste domingo, 17. Os materiais serão trazidos ao Estado por um avião fretado que partirá da China no sábado, 16, às 14horas. Os insumos representam o primeiro lote da compra de equipamentos feitos com uma empresa chinesa.

O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em pronunciamento ao vivo pelas redes sociais na noite desta sexta-feira, 15. Com nosso lote, segundo Camilo, “será possível garantir todas as condições de trabalho aos profissionais de saúde, profissionais de segurança e demais trabalhadores que estão na linha de frente do combate ao coronavírus”.

A carga de respiradores será um reforço para implementação de mais leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), destinados a casos mais graves da infecção Covid-19. “Faz parte dessa luta diária que temos dito para garantir a ampliação do serviço de saúde no Ceará, em meio a uma curva crescente de casos mais graves”, pontuou. Camilo destacou que desde o início da abertura de novos leitos, houve um aumento de 70% na quantidade de leitos de UTI no Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O acordo inicial com a empresa chinesa previa a entrega desses 200 respiradores no fim do mês de abril e outros 700 até o fim do mês de maio, porém, uma série de atrasos e entraves burocráticos quanto a liberação da carga e dos voo por ambos os países atrasou a chegada dos materiais. O primeiro lote será transportado por um avião fretado pelo governo Estadual e além dos respiradores deverá conter luvas, máscaras, batas, aventais impermeáveis e demais insumos direcionados às forças estaduais e municipais de combate a pandemia.

Durante o pronunciamento, o governador ainda destacou a chegada de outros 20 respiradores na noite desta quinta-feira, 14 . Ele destacou que estes já estão sendo montados e distribuídos entre as unidades hospitalares destinadas ao tratamento de casos graves da Covid-19, como o Hospital Leonardo da Vinci e o Instituto Dr. José Frota. Tais respiradores fazem parte de um lote que 94 unidades compradas da empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda. A entidade havia retido os equipamentos com base em barreiras criadas por ofício do Ministério da Saúde (MS) e somente repassou após o Ministério Público Federal determinar busca e apreensão do material.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar