Participamos do

Petrobras doará testes para diagnóstico da Covid-19 ao Ceará

O lote será doado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen)
09:15 | Mai. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Petrobras fornecerá 8 mil testes de diagnóstico da Covid-19 ao Ceará. A iniciativa será doada ao Sistema Único de Saúde (SUS) que repassa os testes para cada estado do País. O lote, de RT-PCR - ou testagem molecular -, foi encomendado dos Estados Unidos e será doado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). O teste é um dos utilizados no sistema público de saúde para diagnosticar o Sars-CoV-2 no organismo humano.

A testagem faz parte de uma requisição de 600 mil testes que a Petrobras solicitou aos EUA no último dia 24 de março. No mês passado, o Ceará já havia recebido 8 mil testes em RT-PCR. O método é um dos utilizados na rede pública e funciona pela detecção de um dos dois tipos de materiais genéticos existentes: o DNA e o RNA. O DNA é uma molécula formada por duas cadeias que são encontradas em todos os organismos, organizando como eles são criados e como eles se desenvolvem. Já o RNA é uma molécula que copia, transcreve e transmite partes do código genético para realizar funções que mantenham os organismos vivos e em desenvolvimento.

LEIA TAMBÉM | Quatro farmácias do Ceará estão comercializando o teste rápido para a Covid-19; saiba quais

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A sigla RT-PCR vem do inglês reverse transcription polymerase chain reaction quantitative real time - “Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase”, em tradução livre -, e detecta a presença de material genético de qualquer agente infeccioso no corpo humano. Segundo informações do Guia de Vigilância Epidemiológica pela Covid-19, orientado pelo Ministério da Saúde, é recomendado que o teste seja feito entre três a sete dias do início da infecção, pois é o período em que a carga viral do Sars-CoV-2 ainda está alta no organismo.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar