Participamos do

Central de processamento de testes de coronavírus no Eusébio deve operar em junho

O laboratório vai transformar o município da Região Metropolitana de Fortaleza em um polo de recebimento de amostras vindas de outros estados do Nordeste. Capacidade será de 10 mil testes por dia
20:46 | Mai. 14, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, deve passar a contar com uma central de processamento de testes moleculares para o novo coronavírus ainda em junho. De acordo com nota da Prefeitura local, nesta quinta-feira,14, o empreendimento foi anunciado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem unidade na cidade, e conta com financiamento do programa “Todos Pela Saúde”, do Itaú/Unibanco.

Segundo a Prefeitura do Eusébio, a central terá capacidade para realizar cerca de 10 mil testes por dia e já está com o processo de instalação iniciado no polo Tecnológico de Saúde da Precabura, devendo ficar apta a funcionamento em 30 dias. Ainda segundo nota, o prédio deve ter 2 mil metros quadrados e o custo operacional ficará sob responsabilidade da Fiocruz, com recursos orçamentários do Ministério da Saúde. A central vai funcionar 24 horas por dias e empregar cerca de 150 pessoas.

"Eusébio se tornará o polo de diagnóstico do Nordeste para Covid-19, e receberá uma gama de especialistas que trarão seus conhecimentos para o município", sintetiza o secretário de Desenvolvimento Econômico do Eusébio, Eilson Gurgel. Os testes moleculares, de acordo com a nota divulgada, são diferentes dos testes sorológicos pois “apontam se há infecção em tempo real”, quando o vírus se encontra em ação no organismo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O “Todos Pela Saúde” é uma iniciativa do Itaú/Unibanco que apoia a testagem no Brasil e realizou a doação de duas centrais de testes moleculares para a Fiocruz: no Eusébio e no Rio de Janeiro. Os laboratórios foram adquiridos junto a empresa chinesa PGI e custam 12 milhões de dólares cada.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar