PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Saiba como evitar que seus óculos embacem ao usar máscara

Método simples ajuda a evitar o incômodo. Médicos do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido indicam explicam como fazer

13:14 | 08/05/2020
As máscaras são confeccionadas em TNT (tecido-não-tecido), em camada dupla, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (Foto: Reprodução/ portal da RNP+)
As máscaras são confeccionadas em TNT (tecido-não-tecido), em camada dupla, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (Foto: Reprodução/ portal da RNP+)

Com a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, utilizar uma máscara ao sair de casa é essencial para prevenir a infecção. Para quem usa óculos, por exemplo, o vapor da respiração embaça o vidro das lentes, o que pode provocar um incômodo.  Pensando nisso, a seguir explicamos um método científico que vai te ajudar com esse problema. As informações são da Revista Galileu.

A técnica é antiga e foi publicada no Annals of the Royal College of Surgeons of England, em 2011, por dois médicos do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. É extremamente simples.

Segundo eles, para impedir que seus óculos embacem, basta lavá-los com água e sabão e secá-los com um pano macio. O procedimento deve ser realizado com as mãos limpas imediatamente antes de colocar a máscara facial. Pronto! É só isso!

Leia também | Saiba como fazer e usar máscaras caseiras para evitar novo coronavírus

Há uma explicação científica por trás do método: as gotículas de água que embaçam as lentes se formam devido à tensão superficial inerente entre essas moléculas, como explicam os autores do artigo.

Ao lavar os óculos com água e sabão, uma fina película se forma no vidro das lentes e reduz essa tensão superficial, fazendo com que as moléculas de água liberadas na respiração se espalhem uniformemente pelo vidro, formando uma camada transparente. "Esse 'efeito surfactante' [como é chamado] é amplamente utilizado para evitar embaçamento de superfícies em muitas situações cotidianas", escreveram os especialistas.