PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Prefeitura implanta túnel de higienização no Terminal do Siqueira; veja vídeo

Iniciativa é mais uma medida de prevenção à proliferação do novo coronavírus e está em fase de testes. Implantação nos demais terminais deve começar na próxima semana

Gabriela Feitosa
10:10 | 08/05/2020
Túnel foi instalado ao lado da catraca no Terminal do Siqueira (Foto: Prefeitura de Fortaleza)
Túnel foi instalado ao lado da catraca no Terminal do Siqueira (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Um túnel de higienização, ainda em fase de testes, foi implantado no Terminal do Siqueira como mais uma medida de combate ao novo coronavírus. O equipamento está localizado junto à catraca na entrada do terminal e é acionado por um sensor quando o passageiro entra no local. De acordo com a Prefeitura, são jatos de uma solução feita com 5 litros de dióxido de cloro a 7% para cada mil litros de água, que são lançados nos passageiros por meio de aspersores quando eles passam por dentro do túnel.

O coordenador de operações da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Raimundo Rodrigues, explica que o Terminal do Siqueira foi escolhido como primeiro local para ser colocado o equipamento por concentrar grande demanda em sua bilheteria. "É um terminal de grande movimentação. A gente quer que a partir da semana que vem comecem as instalações nos demais", garante.

Ainda segundo ele, a solução não oferece nenhum risco à saúde dos passageiros e, tanto crianças quanto idosos, podem ficar tranquilos. "A quantidade utilizada nessa mistura não tem risco pra saúde. É uma composição que elimina o vírus e tem orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)", explica.

De acordo com informações da Prefeitura, em paralelo a essa medida, outra ação que está sendo implementada é a higienização das plataformas com uma solução de água e água sanitária (Hipoclorito de Sódio). De segunda a sábado, das 6h às 19 horas, todos os terminais recebem os funcionários que utilizam equipamentos especiais para realizar a atividade, que contempla ainda as áreas administrativas, bem como as áreas comuns, como as catracas. A higienização na parte interna dos ônibus também está sendo realizada pelas equipes nos terminais e nas garagens.

Conforme o coordenador de operações da Etufor informou ao O POVO, os novos decretos do Governo do Estado e Prefeitura não afetam a logística do transporte coletivo de Fortaleza. Mesmo com as medidas de segurança, Raimundo reforça: "O que a gente queria pedir é que se você puder, não saia de casa. Se sair, use a máscara".