Participamos do

Coronavírus: decisões judiciais geram desencarceramento de 900 presos no Ceará

A decisões colocaram presos em regime domiciliar, progressão de regime ou tornozeleira

Cerca de 900 decisões judiciais beneficiaram presos com regime domiciliar, progressão de regime ou uso de tornozeleira no Ceará desde o primeiro registro de coronavírus no Estado. A informação é do Ministério Público do Estado (MPCE), em documento obtido pelo O POVO.

Conforme relatório do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, até esta sexta-feira, 8, 52 internos testaram positivo para coronavírus. Além deles, 130 agentes penitenciários — dentre os quais 84 já considerados curados, tendo retornado ao trabalho — também tiveram confirmação ou suspeita de Covid-19. Atualmente, 30 servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) estão afastados com suspeita de contaminação.

De acordo com o documento, o maior foco de casos entre os internos está no Instituto Penal Feminino, onde 28 internas testaram positivo para o Covid-19. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o documento do Ministério Público, o relato do secretário Mauro Albuquerque é de que há dificuldade para contratar médicos e havendo seis vagas disponíveis. O banho de sol de presos com Covid-19 é feito com todos de máscara.

O secretario Mauro Albuquerque solicitou ainda a construção de um hospital de campanha para atender o sistema carcerário, em razão de o sistema de saúde da Capital estar comprometido, além de dificuldades extras para a internação dos detentos.

Atualmente há um detento entubado e um agente penitenciário entre os contaminados em estado grave.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar