PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

200 respiradores devem chegar ao Ceará até o final da semana que vem, afirma secretário de Saúde

A aquisição tem sido feita em parceria com a Prefeitura de Fortaleza

Júlia Duarte
13:50 | 07/05/2020
"Nosso gasto em saúde não está gerando riqueza no país. Na área de ventiladores, nossas importações quintuplicaram nos últimos 20 anos. Temos que ficar de joelhos para comprar componentes", diz presidente da Fiocruz, Carlos Gadelha . (Foto:  MARCO BERTORELLO / AFP)
"Nosso gasto em saúde não está gerando riqueza no país. Na área de ventiladores, nossas importações quintuplicaram nos últimos 20 anos. Temos que ficar de joelhos para comprar componentes", diz presidente da Fiocruz, Carlos Gadelha . (Foto: MARCO BERTORELLO / AFP)

Duzentos novos respiradores são esperados no Ceará até o fim da semana que vem, como afirmou o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 7. Segundo ele, 100 aparelhos já estão no aeroporto de Pequim esperando liberação para que haja o traslado. Até o começo de junho, são previstos mais 300. Entretanto, segundo ele, o sistema de leitos está saturado e trabalha com o remanejo e conserto de aparelhos.

"É importante a sociedade tomar consciência de que isso está sempre no limite e os meios de obter não são fáceis", ressaltou o secretário.O Estado tem tentado parceiras com o Consocio Nordeste, compras com fornecedores locais ou empresas estrangeiras. " Respirador tem sim, mas só para daqui a dois meses, não é pelo custo, porque são vidas", justifica ele, com a preocupação que o número não seja suficiente, de acordo com o agravamento ou não da disseminação da doença.

A aquisição tem sido feita em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. A secretária adjunta da pasta da saúde municipal, Ana Estela Fernandes, acrescentou que em Fortaleza a expansão de leitos tem sido dificultada justamente pela falta do mecanismo. "Queríamos muito que existisse estoque de respiradores", afirmou ela. 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >