Participamos do

Doença cardiovascular e diabetes são as comorbidades mais recorrentes em vítimas da Covid-19 no Ceará

As doenças crônicas podem agravar o quadro das pessoas infectadas por Covid-19; o Estado registra 816 óbitos até atualização mais recente desta quarta-feira, 6
14:21 | Mai. 06, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As comorbidades mais recorrentes entre as vítimas da Covid-19 no Ceará são doença cardiovascular crônica, com 444 casos, e diabetes mellitus somando 282 registros. Segundo dados publicados na plataforma IntegraSUS, outras doenças crônicas frequentes nos óbitos do Estado são doença neurológica crônica (69) e pneumopatia crônica (65). Até a manhã desta quarta-feira, 6, o Ceará havia contabilizado 816 óbitos causados pelo coronavírus e 12.206 confirmações da infecção

A plataforma mostra, ainda, 40 óbitos relacionados à doença renal crônica, além de 11 mortes computadas de vítimas com imunodeficiência e imunodepressão. Na sequência estão os óbitos de pacientes com asma (8), obesidade (8), doença hepática crônica (7), doença hematológica crônica (4), Síndrome de Down (1) e um caso de mulher puérpera (até 45 dias depois do parto).

No total, o IntegraSUS considera doze tipo de doenças crônicas existentes relacionadas a óbitos. Os números se dividem nas categorias "sim", "não" e "ignorado". Esta última agrega dados onde "não se pode afirmar que o óbito tinha ou não a comorbidade", conforme explica a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (Sesa).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os casos de algum tipo de comorbidade relativa a óbitos no Ceará totaliza 940. Porém, o número não corresponde a cada morte individual. A Sesa esclarece esclarece que "existem óbitos que tiveram mais de uma comorbidade e outros não tiveram comorbidades ou a informação foi ignorada. O número total [de óbitos] nunca vai ser igual ao de comorbidades."

O POVO pediu à Sesa o número de pessoas que morreram por Covid-19 com mais de uma comorbidade e solicitou o dado sobre as mortes registradas no Estado sem nenhum tipo de doença crônica pré-existente. Entretanto, até o fechamento desta matéria o boletim epidemiológico que esclareceria as questões não foi publicado. A previsão da secretaria era que o documento estaria pronto até o fim da manhã desta quarta-feira, 6.

Leia também | No Brasil, 20% da população têm pelo menos uma doença que configura grupo de risco para Covid-19, diz estudo 

A taxa de letalidade do coronavírus no Ceará está em 6,69%, com uma média de 15,69 óbitos por dia. Existem 235 mortes consideradas suspeitas da Covid-19. O IntegraSUS revela também que pacientes do sexo masculino acima de 80 anos representam a maior parcela das vítimas, com 112 casos. Na sequência, estão vítimas do sexo feminino da mesma faixa etária somando 109 registros. A média de idade das vítimas é de 68,2 anos. A Capital concentra a maior parte dos casos fatais somando 626.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar