Participamos do

Pesquisadores descobrem anticorpo que pode ajudar a desenvolver tratamento para o coronavírus

Apesar disso, ainda é necessária muita pesquisa para saber se esse anticorpo consegue proteger ou reduzir os efeitos da doença em seres humanos
18:44 | Mai. 04, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A descoberta de um anticorpo completamente humano que impede o vírus Sars-CoV-2, o novo coronavírus, de infectar células em culturas cultivadas pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos para a Covid-19. O estudo, feito por pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed, foi publicada na Nature Communications desta segunda-feira, 4. As informações são do site Galileu.

LEIA MAIS | EUA aprovam remdesivir para tratamento da Covid-19

De acordo com os pesquisadores, foram observados anticorpos que já combatiam o Sars-CoV, causador da Sars, que surgiu na China em 2002. A partir do estudo foi descoberto que um desses anticorpos também pode neutralizar, em culturas celulares, a infecção por Sars-CoV-2, causador do novo coronavírus.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Esse anticorpo neutralizante tem potencial para alterar o curso da infecção no hospedeiro infectado, apoiar a eliminação do vírus ou proteger um indivíduo não infectado que é exposto ao vírus", afirmou Berend-Jan Bosch, líder da pesquisa.

Por meio do resultado foi observado que esse anticorpo se liga a uma propriedade presentes tanto no Sars-CoV quanto no Sars-CoV-2, o que pode significar a neutralização nos dois micro-organismos. "Esse recurso de neutralização cruzada do anticorpo é muito interessante e sugere que ele pode ter potencial na mitigação de doenças causadas por coronavírus — potencialmente emergentes no futuro", afirma Bosch.

Apesar disso, ainda é necessário muita pesquisa para saber se esse anticorpo consegue proteger ou reduzir os efeitos da doença em seres humanos. “Acreditamos que nossa tecnologia pode contribuir para atender a essa necessidade de saúde pública mais urgente e estamos buscando várias outras vias de pesquisa", disse Jingsong Wang, um dos pesquisadores.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar