Participamos do

Coronavírus: 6% das vítimas morreram em casa no Ceará

O maior número de mortes, no entanto, acontece na rede pública de saúde, que registra valor superior a 70% do número de casos
14:14 | Mai. 04, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O total de 41 pessoas morreram em casa no Ceará em decorrência da Covid-19, de acordo com dados do IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), disponibilizados na manhã desta segunda-feira, 4. O valor equivale a 5,9% do número total de óbitos causados pela pandemia, que já atinge o índice de 691 mortes. Outros 175 casos fatais ainda estão sob investigação.

De acordo com a Sesa, entram nessa estatística as pessoas que não buscam nenhum tipo de atendimento, assim como as que procuram em algum momento uma unidade de saúde, mas voltam para casa por não ter uma condição grave. O POVO solicitou à secretaria detalhes sobre o sexo, idade e local de morte dos pacientes, mas não teve o retorno até a publicação desta matéria.

Leia também | Ceará possui 8.501 casos confirmados e 691 mortes por coronavírus

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O maior número de mortes da doença, no entanto, acontece em unidades hospitalares da rede pública, que concentra mais de 72% do número de casos. Entre os equipamentos privados, 139 mortes foram registradas, valor equivalente a 21% do total.

A rede de leitos especiais da Capital, que concentra o número de casos da doença, está próxima da exaustão. Em coletiva de imprensa na última sexta-feira, 1°, o governador Camilo Santana anunciou a entrega de mais 100 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para esta semana.

Os Executivos municipais e estadual também se preocupam com a disponibilidade de respiradores mecânicos, essencial para o tratamento adequado da Covid-19. Conjuntamente, o Estado e a Prefeitura de Fortaleza adquiriram mais 94 equipamentos. Nesse domingo, 3, o Ceará recebeu 30 respiradores enviados pelo Ministério da Saúde para equipar leitos de UTIs públicas do Estado.

De acordo com o último boletim, divulgado na manhã desta segunda, o Ceará registra oficialmente 8.501 casos e 691 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Fortaleza segue sendo o município com o maior número de casos diagnosticados, com 6.522, seguido de Caucaia, com 308.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar