PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Secar as mãos com toalha de papel é mais eficaz na eliminação de vírus, aponta pesquisa inglesa

Além de lavar as mãos corretamente, os especialistas afirmam que secá-las completamente é essencial para minimizar a disseminação de germes perigosos — incluindo o novo coronavírus

19:13 | 03/05/2020
Lavar as mãos é uma das principais medidas no combate ao coronavírus (Foto: Sara Maia, em 25/10/2012)
Lavar as mãos é uma das principais medidas no combate ao coronavírus (Foto: Sara Maia, em 25/10/2012)

Uma pesquisa feita pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, mostrou que secar as mãos com toalhas de papel é mais eficaz do que com jatos de ar para para remover micróbios. Além de lavar as mãos corretamente, os especialistas afirmam que secá-las completamente é essencial para minimizar a disseminação de germes perigosos — incluindo o novo coronavírus. Isso diminui o risco de transferência desses agentes infecciosos para superfícies, disseminando doenças.

As informações são da Revista Galileu.

No estudo, apresentado no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, quatro voluntários contaminaram as mãos com um bacteriófago (vírus que ataca bactérias). Eles não lavaram as mãos — para simular casos em que a pessoa não as higieniza corretamente — e utilizaram papel ou secador elétrico antes de tocar em objetos de um ambiente hospitalar. Em seguida, foram coletadas amostras das áreas públicas e da enfermaria.

Os dois procedimentos de secagem reduziram o contágio, mas em 10 das 11 superfícies verificadas, como maçanetas, telefones e cadeiras, o método de ar quente deixou uma "contaminação ambiental" dez vezes maior em relação às toalhas de papel. "No caso de hospitais, o banheiro público é usado por pacientes, visitantes e funcionários. Por sua vez, o método de secagem das mãos escolhido tem o potencial de aumentar (usando secadores a jato) ou reduzir (usando toalhas de papel) a transmissão de patógenos em ambientes hospitalares", afirma a equipe, em nota.

O estudo não analisou o Sars-coV-2, vírus causador da Covid-19, mas os autores acreditam que esses resultados são relevantes para o controle da pandemia. "As toalhas de papel devem ser a maneira preferida de secar as mãos após a lavagem para reduzir o risco de contaminação e propagação do vírus", afirmam.

Eles também acrescentam que esses achados podem ser úteis para estabelecimentos públicos — como shooppings, restaurantes e parques — reverem os métodos de secagem das mãos disponíveis em seus banheiros.