PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Coronavírus: Governo do Ceará abre 18 leitos de UTI nesta quinta-feira

Na próxima quarta-feira, 30 respiradores de compra conjunta do Consórcio do Nordeste devem chegar ao Estado

19:33 | 30/04/2020
FORTALEZA, CE, BRASIL, 25.04.2020: A unidade de saúde foi adquirida pelo Governo do Estado exclusivamente para atendimento de pacientes com o novo coronavírus  (Foto: FÁBIO LIMA)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 25.04.2020: A unidade de saúde foi adquirida pelo Governo do Estado exclusivamente para atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Foto: FÁBIO LIMA)

O Governo do Ceará vai abrir nesta quinta-feira, 30, mais 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Leonardo da Vinci, adquirido exclusivamente para atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 no Estado. O governador Camilo Santana anunciou a ampliação dos leitos de  alta complexidade nas redes sociais. A rede hospitalar do estadual conta com 465 leitos de terapia intensiva e registra 87% de ocupação na tarde desta quinta-feira, conforme informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

"Quanto mais a gente tem aberto leitos de UTI, mais a demanda tem aumentado", mencionou Camilo, sobre a disseminação da doença e ampliação da estrutura hospitalar. Ele cita que foram criados mais de 400 novos leitos de UTI em razão da pandemia, além de mais de 600 novos leitos de enfermaria para garantir atendimento à população. 

Na próxima semana, 30 respiradores para montagem de leitos de alta complexidade devem chegar ao Ceará. "Foi confirmada a decolagem do avião que trará 300 respiradores comprados para o Consórcio Nordeste, sendo 30 para o Ceará. Sairão sábado e chegarão no Brasil na quarta-feira", disse o governador em transmissão ao vivo. 

Segundo Camilo, decisão judicial obrigou empresa brasileira a entregar outros 94 respiradores comprados pelo Estado do Ceará que haviam sido requisitados pelo Ministério da Saúde. "A empresa só entrega com autorização do Ministério. Entramos na Justiça assim como vários outros estados e a Justiça Federal deu ganho de causa", disse. A entrega vai possibilitar abertura de quase 100 novos leitos de  UTI em Fortaleza. 

Durante a live, o governador reiterou a importância do isolamento social e do uso de máscara ao sair de casa como medida de proteção e prevenção contra a infecção. 

Casos no Ceará 

O Ceará registra 7.861 casos confirmados de Covid-19 e 492 mortes em decorrência da doença, de acordo com dados da plataforma IntegraSUS, da Sesa, atualizada às 17h04min. São 452 casos confirmados a mais que o registrado na quarta-feira e 42 novas mortes computadas.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >