Participamos do

Em reunião com empresários, Cabeto alerta para estrangulamento do sistema de saúde do Ceará

Titular estadual da Saúde prevê piores semanas de combate à pandemia no mês de maio e risco de colapso do sistema
23:37 | Abr. 29, 2020
Autor Henrique Araújo
Foto do autor
Henrique Araújo Repórter Política
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em reunião virtual da comissão estadual que discute medidas para retomada do trabalho no Ceará, o secretário da Saúde do Estado, o médico Carlos Roberto Martins Sobrinho, o Cabeto, alertou representantes do setor produtivo para o estrangulamento do sistema hospitalar nos próximos dias por causa da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com fontes que participaram do encontro, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) disse que a rede de unidades públicas está perto do limite da exaustão. No Ceará, o percentual é de 82% de ocupação dos leitos de UTI. Já na Capital o dado é de 98%.

>>> Teich deixa governadores do Nordeste sem respostas sobre enfrentamento ao coronavírus

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Hoje, conforme a Sesa, seriam necessários ao menos 50 novos leitos de UTI por semana para atender a demanda de pacientes graves, mas o Governo esbarra na dificuldade de obter insumos e equipamentos, como os ventiladores mecânicos, e em habilitar leitos.

Na videoconferência, a segunda desde que o grupo que reúne Estado e entidades foi criado, o secretário também afirmou que, neste cenário, com mais de 450 mortos por Covid-19 no Ceará e outras centenas de casos suspeitos, qualquer medida de afrouxamento do isolamento social pode resultar “em colapso”.

“Estão propondo que a gente defina um protocolo de volta ao trabalho, mas que chegue ao consenso que o momento não é agora”, contou um dos presentes ao encontro. “Sobre o protocolo, todos concordam. Mas chegamos ao limite, e isso está preocupando.”

Representes do setor produtivo, no entanto, pressionam o governador Camilo Santana (PT) para flexibilizar as medidas restritivas adotadas. Em entrevista ao O POVO na semana passada, o petista chegou a falar que, “a partir dos dados que a gente tem, é começarmos a discutir as possíveis ações que poderão ser feitas para retomar e recuperar a atividade econômica no Estado”.

Os últimos dias, porém, confirmaram a tendência de aumento de casos de transmissão da enfermidade e de óbitos no Brasil inteiro. A curva acentuava fortaleceu as vozes do Governo que apoiam uma prorrogação do decreto que estabelece o distanciamento social como medida de combate à pandemia. O prazo para vigência da norma se encerra no próximo dia 5 de maio.

Dentro do Abolição, gestores já trabalham com a continuidade da validade do decreto. Para integrantes do Governo, o Estado só terá condições de discutir qualquer revisão dessas regras quando houver ao menos 15 dias de resultados que demonstrem redução de contágios e mortes pela doença.

Às entidades que representam o setor comercial, indústria e de construção, Cabeto voltou a enfatizar que o mês de maio deve ser o pior para o Ceará. O secretário, contudo, não repetiu prognóstico já apresentado de 250 mortes por dia.

“Estamos começando o pior momento”, avisou o chefe da Sesa, que se mostrou preocupado com a baixa na adesão da população às recomendações de isolamento.

Formada com intuito de discutir propostas de retorno às atividades, a comissão foi criada por decreto do governador. Fazem parte desse núcleo secretários de Estado, entre eles Casa Civil, Saúde e Fazenda, Prefeitura de Fortaleza, membros de órgãos como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE), Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), Fecomércio, Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e outros.

A próxima reunião dos integrantes da comissão é na próxima sexta-feira, 1º de maio, para apresentação de estudos e propostas de volta ao trabalho formulados pelo segmento produtivo.

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar