Participamos do

Governo do Ceará lança canal de combate a fake news em meio à pandemia do coronavírus

O contato com o Antifake CE pode ser utilizado via WhatsApp, Telegram, e-mail ou redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter
19:39 | Abr. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Governo do Ceará lançou nesta quarta-feira, 29, o canal online Antifake CE, que visa combater a propagação de fake news em meio à pandemia do novo coronavírus. A ferramenta funciona como uma agência para checagem de dados relacionados à administração pública do Estado. O contato com o Antifake CE pode ser utilizado via WhatsApp, Telegram, e-mail ou redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.

Formada por equipes técnicas e de comunicação de secretarias e órgãos relacionados, o canal coleta denúncias, tira dúvidas e disponibiliza informações confiáveis. O governador Camilo Santana falou sobre o assunto em transmissão ao vivo, classificando como “maldosamente” a propagação de notícias falsas. “Fico impressionado com a quantidade de fake news que estão criando nesse momento de forma maldosa. É um oportunismo muito grande de algumas pessoas que procuram se aproveitar da boa vontade das outras. Quero pedir a vocês que não compartilhem. Esse é um momento que precisamos estar acima de qualquer questão política, partidária, ideológica”, afirmou.

Leia mais: Deputados aprovam projeto de lei que multa quem propagar informações falsas sobre pandemias no Ceará

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Por meio do site, o internauta também poderá acessar dicas que de como identificar informações inverídicas. Dentre elas, estão: verificar a fonte do texto, se atentar à data de publicação e ler o texto na íntegra, além de sempre pensar duas vezes antes de acreditarem áudios, imagens e vídeos encaminhados via aplicativos de trocas de mensagens.

Antifake CE

Como denunciar fake news?
Pelo WhatsApp: +55 85 98439-0655
Pelo Telegram: +55 85 98956-1392
Pelo e-mail: web@imprensa.ce.gov.br
Pelas redes sociais: via direct/inbox nas contas oficiais do Governo (Instagram, Facebook Imprensa, Facebook e Twitter)
Como checar a veracidade de informações?
Antifake CE: https://www.ceara.gov.br/antifake

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar