Participamos do

Prefeitura de Fortaleza recebe doação de 12 mil testes rápidos para o diagnóstico de coronavírus

Primeiro lote dos kits de testagem já foi recebido e distribuído para unidades hospitalares da rede municipal
18:53 | Abr. 29, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou em transmissão ao vivo no Facebook na noite desta quarta-feira, 29, que recebeu, da empresa Grande Moinho Cearense, uma doação de 12 mil kits de teste rápido para o diagnóstico do novo coronavírus. O primeiro lote dos materiais já foi recebido e distribuído para algumas unidades da rede hospitalar municipal. Segunda e última remessa deve ser entregue até a próxima segunda-feira, 4 de maio.

"Vamos priorizar o teste para pacientes já internadas com sintomas, porque o diagnóstico pode indicar uma mudança no protocolo de atendimento desse paciente. Também vamos testar profissionais de saúde que estão trabalhando na rede", indica o chefe do Executivo Municipal.

RC repercutiu também os indicadores de óbitos e casos na Capital, que avançam em Fortaleza, sobretudo na periferia, e pontuou os esforços do Município para garantir o cumprimento de decisão judicial que libera a vinda de respiradores, anteriormente comprados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Equipamentos estavam retidos pela empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar Ltda, com base em barreiras criadas por ofício do Ministério da Saúde (MS), que impediriam a entrega dos respiradores. A liminar, divulgada na tarde desta quarta-feira, 29, foi uma resposta à ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).

"Fica aqui a nossa gratidão pela decisão que na verdade te como grande objetivo salvar e proteger vidas e agora Prefeitura e Governo vão lutar para a decisão ser cumprida e no tempo mais breve receber os 94 respiradores", pontua Roberto Cláudio. São 94 respiradores: 44 para o Município, que serão destinados à montagem de leitos de UTI no Instituto Dr. José Frota 2 (IJF-2) e 54 para o Estado.

Coronavírus no Ceará

O Ceará chegou a 7.409 casos de Covid-19 confirmados e 450 mortes pela doença, nesta quarta-feira, 29 de abril. Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizada às 17h18min. São 33 óbitos a mais em relação ao dia anterior e 424 confirmações a mais. Fortaleza concentra a maioria dos óbitos, com 349.

Fortaleza segue com o maior número de casos do Estado, com 5.712 infecções confirmadas laboratorialmente. Caucaia (287), Maracanaú (154), Sobral (121), Maranguape (69), Eusébio (64) e Aquiraz (63) vêm em seguida. O número de municípios cearenses com registro da Covid-19 subiu para 141.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar