PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Postos de saúde serão ponto de encaminhamento para internação de pacientes com Covid-19

A medida entrará em vigor a partir desta sexta-feira, 1º de maio. 222

Alan Magno
20:22 | 27/04/2020
Pacientes que tiverem indicação de internação serão levados em ambulâncias dos postos de saúde para os hospitais (Foto: FÁBIO LIMA)
Pacientes que tiverem indicação de internação serão levados em ambulâncias dos postos de saúde para os hospitais (Foto: FÁBIO LIMA)

Atualizada às 18h18 de 28/04/20

Os postos de saúde da Capital se tornarão pontos de identificação e encaminhamento para pacientes com suspeitas de Covid-19. A medida busca atualizar o protocolo de internação por infecção pelo novo coronavírus. A ação foi anunciada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT) nesta segunda-feira, 27, em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Os postos de saúde passaram a atuar no enfrentamento à nova doença, a partir desta quinta-feira, 30 de abril. 

O principal objetivo é desafogar as UPAs, que segundo Roberto Cláudio, começaram a apresentar indícios de sobrecarga na última semana. A identificação precoce de casos suspeitos de Covid-19 também é uma das preocupações do novo protocolo. Com a atualização, os núcleos de saúde de atenção primária, passarão a ser uma nova frente de identificação destes casos.

De acordo com o prefeito, um posto de saúde de cada regional da Cidade passará a ter à sua disposição ambulâncias exclusivas para fazer transferências diretas para os pontos de internação. Apoio laboratorial para realização do exame de SWAB para identificar os casos de Covid-19, eletrocardiograma e treinamento da equipe. Os reforços na estrutura serão implementados até quinta-feira, afirmou Roberto Cláudio.

O atual protocolo de internação de pacientes com Covid-19 em Fortaleza, determina que as internações sejam identificadas e solicitadas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A atualização, segundo o prefeito irá facilitar para que: "caso a gente identifique a necessidade de uma internação, fazê-la precocemente no hospital adequado para receber esse paciente".

Confira lista dos postos de encaminhamento 

Regional I - Posto de Saúde Maria Aparecida Lima de Almeida

Onde: Av. K (Conjunto Nova Assunção ), 915 - Vila Velha, Fortaleza - CE

Regional II - Posto de Saúde Frei Tito

Onde: Rua José Cláudio Gurgel Costa Lima, 100 - Antonio Diogo, Fortaleza - CE

Regional III - Posto de Saúde Anastácio Magalhães

Onde: R. Delmiro de Farias, 1670 - Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE

Regional IV - Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider

Onde: R. Betel, 1895 - Itaperi, Fortaleza - CE (ao lado da UPA do Itaperi)

Regional V - Posto de Saúde Maciel de Brito Conjunto Ceará

Onde: Rua seiscentos e dois, 2 – 1ª Etapa – Conjunto Ceará – Fortaleza, CE 

Regional VI - Posto de Saúde Edmar Fujita

Onde: Av. Alberto Craveiro, 4211 - Dias Macedo, Fortaleza - CE

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >