Participamos do

Estudo aponta que partículas do coronavírus ficam "suspensas no ar" em hospitais

Segundo a pesquisa divulgada na revista Nature, o vírus Sars-CoV-2 pôde ser detectado em unidades de saúde Wuhan e nas proximidades delas
19:10 | Abr. 27, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pesquisa realizada por cientistas e divulgada na revista de ciência Nature, nesta segunda-feira, 27, detectou o vírus da Covid-19, Sars-CoV-2, no ar de ruas e avenidas próximas a hospitais de Wuhan, na China. De acordo com informações do jornal O Globo, o estudo mostrou que partículas em suspensão do vírus, em aerossol, podem ficar suspensas no ar por tempo indeterminado.

Segundo a reportagem, os especialistas chineses que realizaram a pesquisa não determinaram ainda o potencial de infecção das partículas encontradas em suspensão no ar, mas a descoberta é importante para alertar sobre a “necessidade de evitar multidões, manter a boa ventilação e realizar desinfecção cuidadosa de todos os ambientes”.

>> Mundo soma mais de 3 milhões de casos de coronavírus

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nos hospitais, os ambientes com a maior concentração do novo coronavírus no ar foram as salas usadas para a retirada dos Equipamentos de Proteção (EPIs) por profissionais de saúde. Já em lugares próximos aos hospitais, como prédios residenciais e supermercados, o vírus foi localizado no ar com uma concentração inferior a das unidades de saúde. Apenas em uma área aberta, por onde passava mais gente, existiu uma concentração de partículas maior.

De acordo com matéria, a pesquisa aponta que a concentração do vírus é determinada pela quantidade de pessoas infectadas que transitam no espaço, sendo menos provável encontrar as partículas em ambientes abertos e que passem por uma constante "higienização".

 

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar