PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Durante pandemia, INSS adapta serviços obrigatoriamente presenciais para a internet

Cumprimento de exigências e perícia médica agora devem ser realizadas via site ou aplicativo

11:25 | 27/04/2020
 (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
(Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)

A pandemia de Covid-19 forçou que Agências da Previdência Social de todo o País fechassem para evitar aglomerações, principalmente de grupos de risco. A medida fez com que dois serviços obrigatoriamente presenciais - cumprimento de exigências e perícia médica - fossem adaptados para a internet.


A partir de agora, os requerentes podem enviar os documentos pelo site Meu INSS ou aplicativo Meu INSS, disponível para Android ou iOS. Os segurados podem receber uma notificação via e-mail ou cSMS no celular para apresentar os documentos. A mensagem, segundo nota da Previdência Social, deverá ser a seguinte: "INSS: solicitamos que apresente documentos para seu processo. Para mais detalhes, acesse o site Meu INSS ou ligue 135”.


Para aqueles que receberem a mensagem, o órgão orienta a seguir os passos:


- No celular, baixe o aplicativo Meu INSS na PlayStore, ou acesse pelo computador através do inss.gov.br. Selecione ‘agendamentos/solicitações’, marque o processo escrito “exigência”, clique no desenho de lupa para detalhar o requerimento e, em seguida, na opção “cumprir exigência”.


- Caso precise incluir documentos digitalizados ou fotografados, é preciso clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’. É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.


- Se estiver tudo certo, basta clicar em ‘enviar’ e verificar se os arquivos aparecem como enviados. Agora é só aguardar o processo ser analisado novamente. Qualquer novidade é informada também pelo e-mail, SMS ou Meu INSS.