PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Regionais I e V são foco de ações educativas da AMC por terem bairros com menor redução de fluxo veicular

Essa e outras ações iniciaram ainda na terça, 21, segundo órgão. Um efetivo composto por 80 agentes e 120 operadores de tráfego estará concentrado nas ações de enfrentamento ao vírus atuando, principalmente, em pontos de aglomerações e em filas de agências bancárias

Gabriela Feitosa
12:23 | 23/04/2020
Movimentação na Barra do Ceará na manhã desta quinta, 23 (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Movimentação na Barra do Ceará na manhã desta quinta, 23 (Foto: Fábio Lima/O POVO)

Uma força-tarefa envolvendo agentes e orientadores da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) iniciou na última terça-feira, 21, ações para orientar população sobre importância do isolamento social. Bairros das regionais I e V, como José Walter e Barra do Ceará, receberão atenção especial durante essa semana, por serem ainda os que apresentam menor percentual de redução de fluxo veicular.

Conforme levantamento realizado pela AMC com base nos registros dos equipamentos de fiscalização eletrônica, houve uma diminuição de apenas 37,4% no número de veículos em circulação na Regional V. Na Regional I esse percentual foi um pouco maior totalizando 42,4%, mas ainda preocupa.

As abordagens também acontecem em pontos de concentração de pessoas, como filas bancárias. As equipes farão rotas dentro dos bairros, incentivando as pessoas a ficarem dentro de casa. "É uma ação de conscientização, somente educativa, ajudando a circular mensagens da prefeitura sobre importância do isolamento social", reforça Arcelino Lima, superintendente da AMC.

Um efetivo composto por 80 agentes e 120 operadores de tráfego estará concentrado nas ações de enfrentamento ao vírus atuando, principalmente, em pontos de aglomerações e em filas de agências bancárias.

O trabalho consiste em conscientizar as pessoas sobre importância do cumprimento das medidas necessárias para evitar a contaminação do novo coronavírus, como manter o distanciamento de um metro e meio nas filas, utilizar máscaras de proteção e lavar adequadamente as mãos com água e sabão. "A mensagem principal é respeitar o que autoridades públicas estão falando, os profissionais de saúde", afirma Lima.

Ainda segundo ele, a reduçao de tráfego em Fortaleza diminui número de feridos ou vítimas fatais em acidentes. "Com menos vítimas no trânsito, a gente vai ter mais vagas na saúde", reforça o superintendente. Ceará já ultrapassada quatro mil casos confirmados da Covid-19 e mais de 230 mortes.

O especialista em segurança viária, Renato Campestrini, avalia que houve um "afroxamento" no que diz respeito ao tráfego em cidades do país . "Notamos que o respeito foi quase pleno até o dia 02 e, posteriormente a isso, as pessoas voltaram as vias como se a pandemia já estivesse sob controle em nosso país. Em algumas localidades do país, até mesmo congestionamentos chegaram a ser registrados no período", alerta Renato.

Apesar de os transportes coletivos não pararem, o especialista acredita que cabe aos gestores evitar que os veículos transitem com excesso de passageiros - o que é inseguro para os trabalhadores do transporte e usuários do sistema.

"Vale destacar que o caminhar nas vias públicas, o uso da bicicleta não está proibido", conta. "O que se recomenda é que não venha a existir aglomerações ao realizar os deslocamentos nessas modalidades", pede Campestrini.

Renato concorda com o superintendente da AMC, Arcelino Lima, quando salienta que a redução do tráfego diminui o número de acidentes. E ainda acrescenta: "Também a qualidade do ar melhorou com o menor número de veículos nas vias. O importante é que no trânsito ou na prevenção da Covid-19, perceber o risco, seguir os protocolos de segurança, são atitudes essenciais para preservar a vida", finaliza.

Ações gerais, segundo AMC

- As Regionais I e V receberão uma atenção especial durante essa semana por serem as que ainda apresentam o menor percentual de redução de fluxo veicular;

- Vias como Dr. Therberge, Francisco Sá, Leste-Oeste, Sargento Hermínio, Mozart Lucena, Oscar Araripe, Oscar França, Fernandes Távora, dentre outras da região, serão contempladas com a mobilização.;

- Rotas volantes também vão percorrer os principais bairros repassando a importância do isolamento social como mecanismo de prevenção da Covid-19;

- Como parte das medidas de enfrentamento, 29 bancos situados na Aldeota, Bezerra de Menezes, Montese, Centro, Parangaba, Messejana, Conjunto Ceará, Leste-Oeste e Cidade dos Funcionários poderão contar com o auxílio da AMC em seus entornos;

- Paralelo a esse tipo de serviço, as câmeras de monitoramento vão identificar aglomerações e repassar à Central de Atendimento para providências emergenciais;

- Além da atuação dos agentes, a aplicação de sinalização especial de demarcação para distanciamento nas filas das calçadas de bancos e casas lotéricas na cidade continua em expansão pela Capital para reorganizar o fluxo no entorno desses locais e assim garantir que as pessoas permaneçam afastadas umas das outras para a segurança de todos.

tem formas de fazer atividade com segurança