Participamos do

Hospital Universitário e Maternidade Escola ganham núcleo de tratamento para Covid-19

A ala do hospital começou a receber pacientes na última segunda-feira, 20.
00:01 | Abr. 23, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) inauguraram nesta segunda-feira, 20, uma ala especifica para o tratamento de pacientes com Covid-19. O novo núcleo com complexo hospitalar composto pelas duas unidades de saúde conta com 11 leitos de enfermaria e 6 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

Para implementação do novo setor, a unidade pediátrica do HUWC precisou ser readequada. Segundo informações da gerente administrativa do Complexo Hospitalar, Eugenie Néri, foi necessário a instalação de antecâmaras para servirem de acesso aos profissionais de saúde às áreas de tratamento dos pacientes e ambiente seguro para colocação e retirada de materiais de proteção individual. Exaustores equipados com filtros para conter o vírus também foram instalados.

Além disso, toda parte elétrica do setor precisou ser readaptada. Dentre as adequações, foi realizada a ligação dos pontos aos geradores e a individualização dos circuitos elétricos dos leitos de UTI. O novo núcleo está sendo regido por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e almoxarifes, conforme informações do gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Arnaldo Peixoto. Os profissionais passaram por treinamento específico para atuar no novo núcleo, segundo Peixoto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Quanto aos equipamentos, a nova unidade recebeu 128 equipamentos hospitalares para iniciar seu funcionamento, dentre eles 40 bombas de infusão, oito ventiladores pulmonares e um ventilador pulmonar de transporte. Além disso, Peixoto destacou que todos os serviços relacionados ao apoio diagnóstico e terapêutico estão à disposição da nova unidade, como centro cirúrgico, central de material e esterilização, anestesia, reabilitação, laboratório central, radiologia, endoscopia e nutrição.

Em seus agradecimentos, ele mencionou que a abertura do núcleo só pode ser feita graças a um serviço de organização, cooperação e dedicação sem igual por parte da gestão do complexo hospitalar e de seus colaboradores. Ele destacou também a doação de mobiliário para o repouso dos profissionais de saúde da Unidade Covid do HUWC, realizada por uma médica da instituição e seus familiares.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar