PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Água tônica não é o mesmo que cloroquina

Pesquisador da área de química comenta as diferenças entre quinino e cloroquina

Catalina Leite
11:41 | 20/04/2020
Vídeo que circula em redes sociais é mentiroso; segundo especialista, não há sentido em vender livremente um remédio que tem efeito contra a malária em estabelecimentos. (Foto: Reprodução/Twitter)
Vídeo que circula em redes sociais é mentiroso; segundo especialista, não há sentido em vender livremente um remédio que tem efeito contra a malária em estabelecimentos. (Foto: Reprodução/Twitter)

Circula nas redes sociais um vídeo no qual uma mulher afirma que água tônica tem quinino, “a base da cloroquina”. Segundo ela, tomar o refrigerante ajudaria a combater a Covid-19. É mentira.

O professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Gildo Girotto, explica que quinino - que integra a lista de ingredientes da água tônica - e cloroquina são substâncias completamente diferentes. A cloroquina tem cloro, o quinino não.

“Quando você pensa em uma substância química, mesmo que o nome seja parecido ou que tenha elementos semelhantes, os elementos se ligam e agrupam de formas diferentes. Isso faz com que a substância tenha propriedades distintas”, afirma. Ou seja, mesmo que duas moléculas tenham hidrogênios e carbonos, a forma que esses elementos se unem muda tudo.

No entanto, a confusão entre quinino e cloroquina ainda vai mais longe, já que ambas são utilizadas para tratamento da malária. Apesar disso, é incorreto afirmar que as substâncias atuam igualmente contra outras doenças, orienta Girotto.

No mundo, apenas a cloroquina está sendo testada para tratar a Covid-19, enquanto não existem pesquisas do tipo para o quinino. O professor ainda reforça que o uso da cloroquina foi aprovado no Brasil em pacientes em estado grave, como “medida de último recurso”. Ainda não existe tratamento comprovado para o novo coronavírus.

“Ainda tem um terceiro ponto”, ressalta o especialista. “Mesmo o quinino sendo utilizado no tratamento da malária, a quantidade de quinino na água tônica é extremamente pequena. Não teria sentido eu vender um produto em loja, supermercado, que tem efeito contra a malária.”

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >