Participamos do

Veja como funciona serviço de mensagens via drone no Recife

Iniciativa contra o coronavírus pretende estimular população de 15 comunidades da cidade a respeitarem a quarentena
17:38 | Abr. 17, 2020
Autor do Jornal do Commercio
Foto do autor
do Jornal do Commercio Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

"Atenção. Esta área está sob isolamento social, pedimos que respeitem as orientações e alertas para desocupação imediata. Favor, retornar aos seus lares”. Esta é a mensagem que moradores de 15 comunidades do Recife escutam, desde segunda-feira, 13, de cinco drones que sobrevoam as áreas de difícil acesso da cidade e com menor índice de isolamento social. A ação, promovida pela Secretaria de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife, visa incentivar a população a permanecer em quarentena, medida essencial para o combate à disseminação do novo coronavírus.

“Cerca de 70% da área do Recife é formada por morros e áreas de difícil acesso e a utilização dos drones amplia nossa capacidade de comunicação com as comunidades”, pontua Tulio Ponzi, secretário Executivo de Inovação Urbana. “Atualmente os drones percorrem cerca de 15 comunidades diariamente, entre 8 e 17 horas, e a aceitação é muito boa. Ao mesmo tempo em que causa um certo estranhamento e surpresa junto aos adultos pelo ineditismo, causa felicidade nas crianças”, completou Ponzi.

A capital pernambucana foi eleita como a que mais respeita o distanciamento social nessa terça-feira, 14, com 55,6% das pessoas reclusas, segundo o Índice de Isolamento Social elaborado pela In Loco, empresa que, a partir de uma base de dados com mais de 60 milhões de dispositivos móveis em todo o Brasil, mapeia o cumprimento da quarentena. O índice de isolamento, entretanto, é considerado distante do ideal, que seria de 70%, motivo pelo qual a Prefeitura passou a reforçar as mensagens para áreas de comunidades com difícil acesso.

A Prefeitura do Recife conta que a iniciativa com drones reforça as ações já realizadas para apoiar ações educativas, como envio de carros de som e mensagens via celular para cidadãos de localidades com menor índice de reclusão domiciliar. (Por Katarina Moraes)

 

Do Jornal do Commercio, via Rede Nordeste

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar