Participamos do

Parceria por Cidades Saudáveis lança plataforma on-line para apoiar líderes no enfrentamento a Covid-19

A plataforma online foi desenvolvida pela organização global de saúde Vital Strategies, com o apoio da Bloomberg Philanthropies e da Organização Mundial da Saúde (OMS)
09:46 | Abr. 17, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Parceria por Cidades Saudáveis (PCS), da Bloomberg Philanthropies, lançou uma uma nova plataforma on-line para ajudar autoridades municipais e profissionais de saúde pública no enfrentamento à crise do novo coronavírus. No Brasil, a PCS apoia desde 2017 as cidades de Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) no combate às doenças doenças crônicas não-transmissíveis (DCNTs). Agora, diante da pandemia, a iniciativa pretende estender seu apoio à rede de 70 cidades, com o desenvolvimento de ferramentas para fortalecer o combate à Covid-19.

Os esforços de resposta e enfrentamento à pandemia, da Parceria por Cidades Saudáveis, compreendem desde o suporte na manutenção dos serviços da cidade até as orientações legais sobre a implementação de medidas críticas de saúde pública para as cidades em todas as fases da pandemia. Para isso, o Centro de Resposta a Covid-19 está organizado em quatro áreas de assistência técnica: vigilância e epidemiologia; comunicação; medidas sociais de saúde pública; e orientação jurídica e política.

Segundo a organização, a ampliação no escopo de trabalho da Parceria por Cidades Saudáveis surge devido ao potencial para rápida disseminação do coronavírus em centros urbanos, podendo gerar ainda mais complicações para os grupos já atendidos pela iniciativa. "As ações que tomamos agora, informadas pelas melhores orientações científicas, podem ajudar a conter essa pandemia e salvar muitas vidas”, comenta Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg LP e da Bloomberg Philanthropies e prefeito por três mandatos da cidade de Nova York.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A plataforma do Centro de Resposta a Covid-19 vai atualizar continuamente as cidades com orientação e informações científicas atualizadas por meio de webinars, materiais técnicos e outros ativos. Para o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a ferramenta é mais um impulso para promover a integração na rede internacional de cidades no enfrentamento a pandemia. “Estamos confiantes de que a colaboração entre a comunidade global, com base em evidências científicas e em resultados concretos, é fundamental para superarmos esse desafio o mais rápido possível" afirma o prefeito.

O Centro de Resposta à Covid-19 inclui as mais recentes ferramentas e recursos técnicos voltados para os desafios urbanos, segundo afirma a organização. As cidades também receberão recursos importantes de líderes confiáveis, como a OMS, os Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças, USAID, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Vital Strategies.

Parceria por Cidades Saudáveis

A Parceria por Cidades Saudáveis, apoiada pela Bloomberg Philanthropies em colaboração com a Organização Mundial de Saúde e a Vital Strategies, é uma rede de 70 cidades comprometidas em salvar vidas, prevenindo doenças crônicas não-transmissíveis - doenças cardíacas, diabetes, doenças pulmonares crônicas e câncer - e lesões.

As relações estabelecidas na rede desde 2017, segundo a organização, se mostraram mais valiosas à medida que os líderes urbanos buscam lições no combate à pandemia de Covid-19, em seus colegas nas cidades em todo o mundo. “Com base na forte rede global da Parceria para Cidades Saudáveis, a plataforma de compartilhamento lançada hoje representa um caminho claro a seguir para ajudar as cidades a tomarem medidas imediatas”, destaca o presidente e CEO da Vital Strategies, José Luis Castro.

Serviço

O Centro de Resposta a Covid-19 é parte da iniciativa global de resposta ao coronavírus da Bloomberg Philanthropies, e está disponível no seguinte site

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar