PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Carreata contra isolamento é registrada em ruas de Fortaleza mesmo com recomendação do MPF e MP

Nesta sexta-feira, 17, vídeos relataram uma carreata pelas ruas de Fortaleza contra o isolamento social. De acordo com recomendação, as carreatas também ocasionar uma maior propagação de coronavírus

19:05 | 17/04/2020
Carreata registrada em via de Fortaleza (Foto: O POVO)
Carreata registrada em via de Fortaleza (Foto: O POVO)

Uma carreata contra o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus foi registrada em ruas de Fortaleza nesta sexta-feria, 17, mesmo com recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPCE) de evitar o ato. 

O pedido dos MPs busca identificar os responsáveis pela organização desses eventos, para que assumam responsabilidade no âmbito criminal e civil. Os órgãos responsáveis pela fiscalização são: a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar e Civil do Ceará, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC).

Segundo o pedido, as carreatas também ocasionar uma maior propagação de coronavírus. Desde o dia 27 de março, a recomendação dos MPs está em vigor.  No entanto, o documento alerta que grupos têm convocado pelas redes sociais pessoas para participarem de carreatas e outros tipo de manifestações, como por exemplo na próxima terça-feira, 21, em casa de show localizada na avenida Pontes Vieira, em Fortaleza.

No pedido é citado que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 30 de janeiro de 2020 o surto do coronavírus como uma emergência de saúde pública e desde 11 de março proibiu grandes aglomerações e outras medidas para conter a infecção geral.

A recomendação também considera a importância em se evitar que aconteça um colapso do sistema de saúde, a partir de uma possível falta de profissionais e equipamentos necessários para o cuidado milhares de pessoas que devem necessitar de ventilação mecânica, e/ou internação na UTI. É analisado ainda no documento que a adoção tardia de medidas preventivas causou uma grande curva de crescimento de casos, causando várias mortes.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >