PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

38 pacientes com coronavírus aguardam leitos de UTI no Ceará

Leitos destinados a esses pacientes estariam "quase 100% ocupados"

Gabriela Almeida
19:04 | 17/04/2020
Profissionais de saúde vestidos com EPIs passam álcool em gel na ambulância antes de sair do Hospital Leonardo Da Vinci  (Foto: JÚLIO CAESAR)
Profissionais de saúde vestidos com EPIs passam álcool em gel na ambulância antes de sair do Hospital Leonardo Da Vinci (Foto: JÚLIO CAESAR)

Fila com 38 pacientes vítimas do novo coronavírus aguardava pela liberação de vagas de leitos nas Unidades de Atendimento Intensivo (UTI) do Ceará, até a tarde desta sexta-feira,17. Informação foi passada em coletiva pelo secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto. O médico ainda informou que os 260 leitos de UTI destinados a esses pacientes estariam "quase 100% ocupados" e garantiu a disponibilização de novas instalações.

De acordo com Cabeto, apesar de a rede pública estar "saturada" os leitos exclusivos para coronavírus não estão totalmente ocupados, pois o sistema apresenta uma "dinâmica", vagando leitos a medida em que pacientes apresentam alta e abrindo novos com a chegada de respiradores.

Ainda assim, o secretário informou a existência de uma fila de espera nesta sexta-feira e reconheceu que leitos estavam quase lotados. Como medida para evitar uma crise no sistema de saúde do Ceará, Cabeto anunciou que o Estado deve abrir mais 560 leitos de UTIs.

Covid-19 no Ceará

O Ceará registrou mais 20 mortes nesta sexta-feira e chegou a 155 pelo novo coronavírus. O número de casos da Covid-19 chegou a 2.747. Os números são da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizados às 17h15min. São 334 casos confirmados a mais que na véspera. Esta sexta-feira já é o dia com mais novos casos da Covid-19 e com mais mortes no Ceará desde o início da pandemia.

Colaborou Matheus Facundo