PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Japão amplia estado de emergência por Covid-19 para todo país

10:21 | 16/04/2020
Testes de pacientes são analisados em laboratório sobre coronavírus (Foto: MOHAMMED HUWAIS / AFP)
Testes de pacientes são analisados em laboratório sobre coronavírus (Foto: MOHAMMED HUWAIS / AFP)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, anunciou nesta quinta-feira (16) a ampliação do estado de emergência para todo país, com o objetivo de possibilitar uma luta mais eficaz contra a propagação do novo coronavírus.

"As áreas em que o estado de emergência deve ser aplicado passarão de sete para todas as regiões", afirmou o chefe de Governo durante uma reunião com especialistas médicos dedicada à pandemia.

Na semana passada, Abe havia declarado estado de emergência até 6 de maio em sete das 47 regiões do país, incluindo Tóquio e seus subúrbios, assim como a região de Osaka, a grande metrópole do oeste.

Este dispositivo, que será aplicado por um mês, não faz menção ao confinamento obrigatório, mas permite às autoridades regionais recomendar aos moradores que limitem seus deslocamentos e estimulem certas empresas a fecharem temporariamente.

Nenhuma sanção está prevista para quem violar as orientações do governo.

"Se limitamos as áreas (sob estado de emergência), as pessoas vão para as regiões vizinhas", alegou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, nesta quinta-feira.

Até agora, o Japão se manteve relativamente livre da pandemia, mas o número de casos aumentou de forma significativa desde o fim de março, com o risco de sobrecarregar os hospitais.

O último boletim diário do Ministério da Saúde reportou quase 8.600 casos de contágio e 136 óbitos.


Acesse a cobertura completa do Coronavírus >