Participamos do

Projeções da Secretaria da Saúde indicam 250 mortes diárias por coronavírus no Ceará em maio

Projeção foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) nesta quarta-feira, 15, e cruza dados locais com os de Estados Unidos, Itália e Coreia do Sul
23:02 | Abr. 15, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Projeção que compara os dados de óbitos do Ceará e do Brasil com países onde pandemia do coronavírus atingiu picos elevados de morte indica mais de 250 óbitos por dia no Estado a partir de 5 de maio. O estudo foi divulgada pela Secretaria da Saúde (Sesa) nesta quarta-feira, 15, e cruza dados locais com os de Estados Unidos e Itália, os dois países com maior número de óbitos pela Covid-19 até agora.

A metodologia, chamada Filtro Kalman, cruza os dados com o critério de maior número de dias no enfrentamento da Covid-19. O trabalho é similar à predição de outras epidemias, com a Sars e a Influenza A. Na comparação com os óbitos italianos, chega-se a uma média de 266 óbitos por dia no Ceará. Já no modelo dos Estados Unidos, o número aumenta e vai para 279 mortes diárias. Nas últimas 24 horas, foram 2.600 mortes no país norte-americano, cifra equivalente às fatalidades dos atentados às Torres Gêmeas, no dia 11 de setembro de 2001.

Atualmente, em exato um mês desde o o primeiro registro da doença em território cearense, o Estado soma 124 óbitos, conforme última atualização da Sesa. Em reunião com o Sindicato da Construção do Cerará (Sinduscon-CE), o titular da Sesa, Dr. Cabeto, havia falado sobre a projeção para maio, mas apontando 250 óbitos por dia, somente em Fortaleza.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Covid-19 no Ceará

O Ceará possui 2.291 casos confirmados e 124 mortes por Covid-19, de acordo com a mais recente atualização do boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), feita por volta de 17 horas desta quarta-feira, 15 de abril. O Estado bateu o recorde de aumento em casos confirmados pela Covid-19.

Foram 221 apenas durante o dia de hoje. Recorde anterior eram 199, número registrado no último dia 6 de abril. Pela primeira vez o Ceará ultrapassou mais de 200 casos em um dia, segundo dados da Sesa.

A taxa de letalidade está em 5,4%. O número de casos em investigação, sob suspeita de Covid-19, chegou a 11.454. Foram realizados 13.343 exames para detecção da doença. A nova atualização também ampliou o número de municípios com casos suspeitos da doença - são agora 73.

Ao todo, 51 bairros já registraram óbitos por coronavírus. A maior taxa de letalidade é da Barra do Ceará, com 28,57%.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar