Participamos do

Todos o leitos de UTI do IJF estão ocupados por pacientes com Covid-19, afirma secretária da saúde

O município vai ser equipado com mais 204 leitos de internação, com a abertura, no dia 20 de abril, do hospital de campanha do estádio Presidente Vargas
14:08 | Abr. 14, 2020
Autor Júlia Duarte
Foto do autor
Júlia Duarte Estagiária
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Todos os 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto José Frota (IJF) estão até está terça-feira, 14, ocupados por pacientes com Covid-19. A informação foi dada pela secretária da Saúde de Fortaleza, Joana Maciel. Até o dia 20, mais 20 novos leitos devem ser entregues, enquanto a previsão de até o final do mês são de mais 44.

Até maio, há a possibilidade abertura de 175 leitos de UTI no IJF. O município vai ser equipado com mais 204 leitos de internação, com a abertura, no dia 20 de abril, do hospital de campanha do estádio Presidente Vargas. A secretária explica que esses leitos podem ser transformados em unidades de tratamento intensivo, seguindo demandas. Ela ressalta também o número total pode chegar até 336.

Médicos e atenção primária

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A secretária apresentou um balanço de médicos e leitos nas unidades da atenção primária. Os postos de saúde receberam 75 novos médicos e, agora em abril, devem ser incorporados mais 155 profissionais.

Das seis UPAs geridas peça prefeitura, 140 leitos de observação foram ou estão em processo de entrega. São eles: 20 leitos na UPA do Edson Queiroz, 20 na do Vila Velha, 20 leitos na UPA do Bom Jardim, 40 no Jangurussu e 40 na UPA do Itaperi.

A secretária reforçou a importância de sair apenas em casos extremos , para atividades imprescindíveis. "Toda essa capacidade instalada tanto do município quanto do estado poderá não ser suficiente, caso a gente não continue nosso isolamento social", ressaltou ela.

Respiradores 

Considerado um desafio mundial no tratamento de pacientes de Covid-19, como posto pela secretária, o número de respiradores tem sido controlado pela cidade. Algumas unidades já haviam sido adquiridos previamente para a inauguração do IJF 2. Além disso, a prefeitura tem adquiridos no mercado local e no mercado internacional. A expectativa é de que 200 novos respiradores cheguem a Fortaleza comprados no mercado chinês. 

O governo do Estado também montou uma oficina para a recuperação de respiradores quebrados, mas que ainda são possíveis para uso, após conserto.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar