Participamos do

Ceará registra nove óbitos por Covid-19 sem hospitalização

Todos os casos foram de pacientes do gênero masculino, sendo seis idosos. Um dos homens tinha 31 anos e não apresentava comorbidades

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até esta segunda-feira, 13, o Estado registrou nove óbitos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus que não chegaram a ser hospitalizadas. Todas as vítimas eram homens, seis eram idosos e sete apresentavam doenças crônicas pré-existentes. Sete desses pacientes moravam em Fortaleza, os outros dois residiam em Jaguaribe e Maracanaú.


Ainda conforme a Sesa, três homens de 45, 31 e 50 anos de idade fazem parte dessa estatística de óbitos domiciliares, que incluem pacientes que morreram a caminho das unidades hospitalares. Os homens de 31 e 45 anos não apresentavam comorbidades. Os dias levados para a evolução dos sintomas variaram entre 3 e 21, segundo a pasta.


De acordo com atualização mais recente da Sesa, o município de Farias Brito registrou um óbito por Covid-19, mas sem outros casos confirmados. O índice representa um alerta da circulação viral na cidade. Em nota, a Sesa disse que “tem fortalecido a comunicação das informações por meio de notas técnicas e protocolos e orientado as equipes de vigilância epidemiológica municipais sobre a conduta em caso de aparecimento de sinais de alarme”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Além disso, as equipes de Epidemiologia de Campo (EpiSUS Fundamental) regionais estão buscando as pessoas que tiveram contato com os pacientes que morreram sem chegar à hospitalização e fornecendo orientações a eles por telefone.


O gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Antônio Silva Lima Neto, alerta que a demora dos pacientes em procurar atendimento médico tem sido recorrente e pode ser fator decisivo no prognóstico do quadro.


Veja a lista completa dos pacientes que morreram em decorrência da Covid-19 sem hospitalização:


Homem, 84 anos, residia em Fortaleza, apresentava doença cardiovascular e Doença Meningocócica (DM) (evolução em 3 dias)

Homem, 86 anos, residia em Jaguaribe, apresentava doença Cardiovascular (evolução em 8 dias)

Homem, 45 anos, residia em Fortaleza, não apresentava doenças crônicas pré-existentes (evolução em 8 dias)

Homem, 63 anos, residia em Fortaleza, apresentava doença cardiovascular (evolução em 9 dias)

Homem, 31 anos, residia em Maracanaú, não apresentava doenças crônicas pré-existentes (evolução em 6 dias)

Homem, 75 anos, residia em Fortaleza, apresentava doença cardiovascular e neurológica (evolução em 5 dias)

Homem, 50 anos, residia em Fortaleza, apresentava doença Cardiovascular (evolução em 21 dias)

Homem, 75 anos, residia em Fortaleza, apresentava doença cardiovascular e Doença Meningocócica (DM) (evolução em 3 dias)

Homem, 75 anos, residia em Fortaleza, apresentava doença cardiovascular e Doença Meningocócica (DM) (evolução em 8 dias)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar