Participamos do

Pesquisadores do IFCE desenvolvem plataforma de acompanhamento da situação do coronavírus no Ceará e Mundo

Com gráficos, análises e projeções é possível comparar e prever como cada local do Estado pode reagir ao vírus
23:28 | Abr. 08, 2020
Autor Adriely
Foto do autor
Adriely Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Um grupo de pesquisadores do laboratório Lapisco, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), desenvolveu o projeto Monitor Covid-19, que apresenta dados sobre o coronavírus tendo como base diversos níveis de acompanhamento dos dados referente a pandemia que afeta o mundo.

Dentre as funcionalidades da plataforma, é possível visualizar a situação nos estados brasileiros e em outros países do Mundo. Além de gráficos de predição linear e exponencial que indicam a possível situação dos próximos dias. Boa parte das análises é realizada tendo como referência para cada estudo os países que já estão com o vírus circulando há mais tempo.

O monitor atua como simulador da progressão do Covid-19, examinando o avanço natural da epidemia e as reações caso não haja cumprimento das medidas de distanciamento social, bem como a situação inversa. Alguns desses dados são restritos ao Ceará devido a transparência da Secretária de Saúde do Governo do Estado do Ceará (Sesa) na atualização dos números. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O simulador também apresenta uma análise da capacidade hospitalar, tendo como referência o sistema de saúde da população examinada. Observando parâmetros como a gravidade da doença, a taxa de crescimento para pacientes críticos que precisam de cuidados no nível da UTI e ventilação mecânica.

O estudos foram propostos por pesquisadores do Lapisco na área de Ciência de Dados, disponibilizado por Cappra Institute for Data Science, como uma adaptação do modelo de epidemiologia SEIR criado pela Alison Hill. E apresentam fontes verificadas e atualizadas periodicamente, como as plataformas Integrasus (Governo do Estado do Ceará); Painel Coronavírus Ceará (Governo do Estado do Ceará); Ministério da Saúde (Governo Federal do Brasil); Coronavirus Resource Center (Johns Hopkins University & Medicine).

Conheça a plataforma
MONITOR COVID-19
http://lapisco.fortaleza.ifce.edu.br/covid19

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar