Cientistas transformam estrutura do coronavírus em música para identificar pontos fracos do organismo

A partir da música, pesquisadores conseguem identificar espaços nas proteínas do vírus em que remédios ou anticorpos podem se ligar

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, decidiram unir arte e ciência para avançar nos estudos sobre o Sars-Cov-2, coronavírus da doença Covid-19. Ao usar uma técnica chamada sonificação, os pesquisadores transformaram a estrutura do vírus em pura música.

Para entender como eles fizeram isso, é preciso lembrar das imagens do coronavírus: uma bola rodeada de espinhos de proteína, utilizados para invadir células animais. As proteínas são formadas por combinações de aminoácidos, e é neles que está a poesia da música.

Cada aminoácido recebeu uma nota da escala musical, convertendo as proteínas em uma partitura preliminar. A partir daí, os pesquisadores conseguiram criptografar a estrutura do Sars-Cov-2 em uma música suave e relaxante de quase duas horas. Ouça:

A partir das notas e instrumentos, os pesquisadores podem ouvir espaços nas proteínas nos quais anticorpos ou remédios podem se ligar. Segundo eles, o procedimento fica mais rápido e intuitivo comparado aos métodos convencionais usados para estudar proteínas, como modelagem molecular. A pesquisa foi publicada na revista científica Science na última sexta-feira, 4.