Participamos do

Aplicativo traz dicas para economizar gás de cozinha durante a quarentena

Aplicativo Chama existe desde 2016 e tem como finalidade conectar revendedores do botijões de gás a clientes
12:20 | Abr. 06, 2020
Autor Victor Hugo Pinheiro
Foto do autor
Victor Hugo Pinheiro Repórter do Esportes O POVO
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A pandemia do coronavírus (Covid-19) está deixando as famílias confinadas em casa. Por isso, um dos equipamentos mais utilizados no decorrer do dia é o fogão, afinal, as refeições passam a ser feitas com maior frequência do que em outras ocasiões de rotina comum. Para minimizar o consumo do gás de cozinha nas residências, o aplicativo Chama fez uma lista de dicas sobre como é possível diminuir o gasto deste equipamento.

O Chama é um aplicativo que conecta revendedores de botijões de gás a clientes. Lançado em 2016, a plataforma possui mais de 2 mil revendedores regulamentos pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). O serviço atua em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Florianópolis.

Leia também | Dicas para reduzir o consumo de água durante a quarentena

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Saiba quais ações podem diminuir o consumo de energia durante a quarentena 

Dicas para economizar o gás de cozinha

1. Pré-aqueça o forno pelo tempo necessário: Alimentos assados precisam de pré-aquecimento do forno, mas não faça isso por muito tempo. Geralmente, 10 minutos antes a 200 °C é suficiente para a temperatura ficar ideal em boa parte dos alimentos.

2. Use panelas proporcionais à boca do fogão: Para não ter desperdício de gás, é importante que se utilize panela equivalente ao tamanho da boca do fogão, pois parte do calor gerado acaba não sendo passado para a panela.

3. Use vapor: Quando estiver cozinhando, é possível utilizar o vapor do preparo colocando um escorredeira metálica sobre a panela para cozinhar legumes.

4. Use a tampa da panela: Alimentos como macarrão pode ser cozinhados com o fogo desligado ao usar a tampa. Deixe a água ferver, adicione a massa, desligue o fogo e coloque a tampa.

5. Evite colocar o fogão em locais da casa que tenham muita circulação de vento, como janelas, portas e ventiladores, pois assim as chamas não apagam e o gás não escapa.

6. Alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, com isso, o gás é menos utilizado

7. Fique atento aos sinais de quando o gás estiver acabando: Quando o botijão está perto de acabar, as chamas ficam com as pontas avermelhadas.

8. O uso da panela de pressão reduz os gastos com o gás. A pressão faz os alimentos cozinharem mais rápido, sem precisar ficar por tempo demasiado na panela.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar