PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Roberto Cláudio anuncia auxílio de R$ 100 para 17.500 trabalhadores autônomos de Fortaleza

Permissionários de box ou mercados públicos vão ser isentos de pagamentos do local, em retroativo ao dia do anúncio do decreto, em 19 de março

Júlia Duarte
11:07 | 03/04/2020
Roberto Cláudio em live nesta sexta-feira, 3 (Foto: Reprodução/Facebook)
Roberto Cláudio em live nesta sexta-feira, 3 (Foto: Reprodução/Facebook)

Profissionais autônomos, como feirantes, ambulantes, permissionários e artesões cadastrados na Prefeitura de Fortaleza vão receber auxílios durante o período de isolamento. O prefeito Roberto Cláudio (PDT) anunciou nesta sexta-feira, 3, que os trabalhadores da área vão ganhar a quantia de 100 reais por dois meses. Ao todo, serão 17.500 trabalhadores beneficiados com o valor.

O dinheiro virá do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico. O prefeito afirmou que deve enviar uma lei em regime de urgência para a Câmara Municipal solicitando a utilização do valor para auxílio. Antes, o fundo era voltado para crédito e incentivo econômico. 

Profissionais da área cultural também vão receber o auxílio. Para os artistas o dinheiro vai ser por meio da antecipação do Edital das Artes, que garante a destinação de R$ 4 milhões para fomentar a arte no Estado. A verba ia ser distribuída apenas em junho, mas vai ser paga em abril. 25% do orçamento do segundo semestre está no planejamento de também ser pago como segunda parcela neste mês. A escolha vai se basear na renda e do nível de vulnerabilidade das manifestações artísticas. Somados, com os beneficiados pela decisão anterior, ao todo, mais de 22 mil autônomos serão atingidos pelas medidas de auxílio anunciadas nesta sexta-feira.  

Durante o pronunciamento, Roberto Cláudio também anunciou que permissionários de box ou mercados públicos vão ser isentos de pagamentos do local, em retroativo ao dia do anúncio do decreto, em 19 de março. A medida vai valer enquanto a política de isolamento continuar.