Participamos do

Infectologista do Hospital São José orienta sobre cuidados básicos para se prevenir do coronavírus ao sair e voltar para casa

Embora o isolamento social seja uma das principais medidas de prevenção ao Covid-19, as saídas em caso de necessidade podem expôr as pessoas ao risco de contágio
09:04 | Abr. 02, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mesmo diante da transmissão comunitária de coronavírus e da recomendação para o isolamento social, orientada por diversos órgão sanitários e de saúde, ainda há pessoas que precisam se deslocar de suas casas para trabalhar ou ir ao supermercado e à farmácia. Considerando essa necessidade, a infectologista Christianne Takeda, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ), destacou orientações e cuidados básicos para a população evitar a contaminação com o coronavírus e o avanço da doença respiratória.


Embora o isolamento social seja uma das principais medidas de prevenção à Covid-19, as saídas em caso de necessidade podem expôr as pessoas ao risco de contágio. Portanto, quando houver necessidade de sair, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar a transmissão da doença. “Após abrir portas, tocar no botão do elevador ou pegar no volante do carro, a higiene das mãos se faz necessária. Ela previne a transmissão do coronavírus. Por isso, é importante ter álcool em gel na bolsa”, orienta a infectologista.


A ida ao supermercado, por exemplo, deve ser planejada para que o tempo de permanência no estabelecimento seja o menor possível. Dessa forma, segundo Christianne, o recomendado é preparar com antecedência a lista de compras. “Se possível, use um lenço descartável com álcool em gel e passe na barra do carrinho. Tente, também, manter uma distância das pessoas. Não se esqueça de higienizar as mãos ao retornar para o carro ou para o transporte público. O mesmo deve ser feito em casa”, reforça a especialista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Cuidados ao chegar


Outra medida importante é desenvolver o hábito de tirar os sapatos ao chegar em casa, deixando-os, se possível, do lado de fora da residência. Objetos como bolsa, carteira e chaves devem ser guardados em uma caixa. Além disso, a infectologista recomenda o banho e a higienização das mãos, antes de tocar em superfícies ou móveis. As roupas usadas devem ser lavadas. Também deve ser feita a higienização de frutas e verduras antes de colocá-las na geladeira.


Para isso, mergulhe os produtos por quinze minutos em uma solução feita com quatro colheres de sopa de água sanitária e um litro d’água. Em seguida, faça o enxágue com água corrente. Os produtos não comestíveis podem ser limpos com álcool 70%, que também é eficaz na limpeza de embalagens como caixa de leite, sacos de arroz, feijão e macarrão.


Limpeza da casa


Limpar a casa faz toda a diferença neste período de quarentena, como afirma Christianne Takeda. Ela ressalta que a limpeza deve ser feita uma vez ao dia. “A limpeza da casa é uma forma de proteção. É necessário abrir portas e janelas, varrer a casa e utilizar um pano úmido com água sanitária, respeitando as instruções na embalagem do produto”, explica a especialista. Ela ainda acrescenta que a superfície dos móveis devem ser higienizadas com álcool 70% e as maçanetas de portas com água sanitária diluída em água. “Adotando essas medidas todos ficam mais protegidos”, comenta Christianne.


Confira outras dicas importantes:


– Para facilitar a higienização das mãos, não use relógio, anéis e pulseiras. Prenda o cabelo.
– Se for utilizar transporte público, siga a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar.
– Evite tocar em qualquer objeto ou superfície.
– Leve lencinhos descartáveis e, se possível, use-os para tocar superfícies de uso comum, como maçanetas. Se não for possível, higienize as mãos em seguida com álcool em gel.
– Após o uso de lenço de papel, descarte-o no lixo.
– Não cumprimente as pessoas com aperto de mão, beijo e abraço.
– Após utilizar dinheiro ou cartão, lave as mãos com água e sabão. Caso não seja possível, utilize álcool em gel 70%.
– Não toque o rosto, especialmente olhos, boca e nariz antes de higienizar as mãos com água e sabão.
– Mantenha distância de, no mínimo, dois metros das pessoas. Principalmente daquelas que estiverem tossindo e/ou espirrando.
– Não faça desinfecção do carro por fora. Feche a porta e siga a viagem.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar