Participamos do

Demora na procura de atendimento pode ter elevado número de mortes por coronavírus em Fortaleza, diz secretário

População ainda reluta a procurar atendimento na hora correta, segundo gestores da saúde pública do Município e do Estado
22:28 | Abr. 02, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Fortaleza concentra a maioria dos óbitos por coronavírus no Ceará, com 17 vítimas, segundo último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com o pico de três mortes registradas somente nesta quinta-feira, 1º. Parte destes óbitos poderia ter sido evitada caso os pacientes tivessem procurado o sistema de saúde mais cedo, segundo avaliação de Dr. Cabeto, titular da Sesa.

"Alguns dos indivíduos faleceram provavelmente por não ter procurado o sistema de saúde mais cedo. Quanto antes as pessoas procuraram atendimento, a possibilidade do óbito diminui. Isso significa que o tempo entre a procura do hospital e a morte foi muito rápido", explanou o secretário estadual da Saúde, durante videoconferência com a imprensa nesta quinta-feira, 2.

Para Antônio Lima, gerente da célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ainda há um grau de relutância da população na procura ao atendimento médico durante a pandemia da Covid-19. "O paciente não deve ter medo de buscar atendimento com receio de se contaminar. Associado a isso, tem o fator das comorbidades de doenças crônicas", pondera.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja o mapa interativo com os casos de óbito por covid-19 em Fortaleza

Com casos da doença registrados em 50 bairros da Capital cearense, os cuidados devem ser redobrados. "Agora a doença tende a chegar nas áreas mais vulneráveis. Precisamos nos preparar, mas é muito importante que a população mantenha o isolamento social e procure as unidades de saúde no momento correto", indica Joana Maciel, titular da SMS. 

Entre o último boletim, ontem, e a mais recente atualização desta quinta-feira, Fortaleza confirmou mais 11 mortes. Ontem, 1º, eram seis óbitos. No total, a estatística mais que dobrou nas últimas 24 horas e 21 pessoas tiveram a morte confirmada em decorrência do coronavírus no Ceará. Além das 17 na Capital, quatro morreram no Interior. 563 casos foram confirmados.

Morte de médico 

Nesta quinta-feira, 1º, foi confirmada a primeira morte de um profissional de saúde por Covid-19 no Ceará. A vítima era médico radiologista e tinha 43 anos. Segundo o secretário Dr. Cabeto, a morte ocorreu ainda nesta quinta após o quadro de saúde dele piorar rapidamente. 

Em razão do avanço rápido da doença, o óbito do radiologista vai ser alvo de "estudo" mais detalhado. O caso será analisado pessoalmente pelo Dr. Cabeto, titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar