Demora na procura de atendimento pode ter elevado número de mortes por coronavírus em Fortaleza, diz secretário

População ainda reluta a procurar atendimento na hora correta, segundo gestores da saúde pública do Município e do Estado

Fortaleza concentra a maioria dos óbitos por coronavírus no Ceará, com 17 vítimas, segundo último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com o pico de três mortes registradas somente nesta quinta-feira, 1º. Parte destes óbitos poderia ter sido evitada caso os pacientes tivessem procurado o sistema de saúde mais cedo, segundo avaliação de Dr. Cabeto, titular da Sesa.

"Alguns dos indivíduos faleceram provavelmente por não ter procurado o sistema de saúde mais cedo. Quanto antes as pessoas procuraram atendimento, a possibilidade do óbito diminui. Isso significa que o tempo entre a procura do hospital e a morte foi muito rápido", explanou o secretário estadual da Saúde, durante videoconferência com a imprensa nesta quinta-feira, 2.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para Antônio Lima, gerente da célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ainda há um grau de relutância da população na procura ao atendimento médico durante a pandemia da Covid-19. "O paciente não deve ter medo de buscar atendimento com receio de se contaminar. Associado a isso, tem o fator das comorbidades de doenças crônicas", pondera.

Veja o mapa interativo com os casos de óbito por covid-19 em Fortaleza

Com casos da doença registrados em 50 bairros da Capital cearense, os cuidados devem ser redobrados. "Agora a doença tende a chegar nas áreas mais vulneráveis. Precisamos nos preparar, mas é muito importante que a população mantenha o isolamento social e procure as unidades de saúde no momento correto", indica Joana Maciel, titular da SMS. 

Entre o último boletim, ontem, e a mais recente atualização desta quinta-feira, Fortaleza confirmou mais 11 mortes. Ontem, 1º, eram seis óbitos. No total, a estatística mais que dobrou nas últimas 24 horas e 21 pessoas tiveram a morte confirmada em decorrência do coronavírus no Ceará. Além das 17 na Capital, quatro morreram no Interior. 563 casos foram confirmados.

Morte de médico 

Nesta quinta-feira, 1º, foi confirmada a primeira morte de um profissional de saúde por Covid-19 no Ceará. A vítima era médico radiologista e tinha 43 anos. Segundo o secretário Dr. Cabeto, a morte ocorreu ainda nesta quinta após o quadro de saúde dele piorar rapidamente. 

Em razão do avanço rápido da doença, o óbito do radiologista vai ser alvo de "estudo" mais detalhado. O caso será analisado pessoalmente pelo Dr. Cabeto, titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mortes coronavirus morte coronavirus mortes coronavirus ceara casos mortes coronavirus coronavirus coronavirus ceara casos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar