PUBLICIDADE
Coronavírus
NOTÍCIA

Sindicato das escolas privadas defende manutenção das mensalidades durante suspensão das aulas

O Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) recomendou a antecipação das férias para abril. Decisão do Governo Estadual prorroga a suspensão das aulas nas escolas e universidades até o dia 2 de maio

Lais Oliveira
12:09 | 31/03/2020

Em entrevista à Rádio O POVO CBN nesta terça-feira, 31, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), professor Airton Oliveira, defendeu a manutenção das mensalidades escolares mesmo sem as aulas presenciais. O Sindicato recomendou ontem, 30, a antecipação das férias escolares para abril como medida de prevenção ao coronavírus. Conforme decisão do Governo Estadual, as aulas presenciais nas escolas e universidades estão suspensas até o dia 2 de maio.

Airton Oliveira esclareceu que não seria possível discutir abatimentos nas mensalidades dos colégios porque todas as aulas presenciais devem ser repostas. "Neste momento, as escolas estão se endividando para um novo investimento nas suas plataformas AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Não há motivos para se falar nisso se há um custo maior para atender [os alunos] durante este período do coronavírus", justificou.

Ele disse também que a recomendação para antecipar as férias escolares partiu de uma reunião entre as escolas e o sindicato. Até ontem, 30, o Colégio Antares, o Colégio Christus e o 7 de Setembro comunicaram que o sistema de aulas à distância seria mantido.

O POVO procurou o Sinep para saber sobre a readequação do calendário escolar das escolas da rede privada, considerando a prorrogação do decreto estadual que mantém a suspensão das aulas presenciais por mais 30 dias. Porém, até o fechamento desta matéria não houve retorno.

Veja de lista de escolas particulares de Fortaleza que anteciparam as férias para abril:

Colégio Santa Cecília
Colégio Santo Inácio
Colégio Espaço Aberto
Colégio Maria Ester
Colégio Vega
Colégio Lourenço Filho
José de Alencar
Colégio Ágape
Colégio Topo Gigio
Colégio Deoclécio Ferro


Escolas que divulgaram a não adesão à recomendação do Sinep até o momento:

Colégio Antares
Colégio Christus
7 de Setembro