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Bancários discutem medidas para período de maior demanda, com pagamento de salários e aposentadorias

Cerca de 30 milhões de aposentados começaram a receber seus benefícios pagos pelo INSS, desde a quarta-feira. Febraban divulga horários de atendimento exclusivo
12:35 | Mar. 30, 2020
Autor Ismia Kariny
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Ismia Kariny Estagiária O POVO online
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Tipo Notícia

Sindicato dos Bancários se reúne nesta segunda-feira, 30, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para discutir medidas que visam dar assistência segura à população diante da pandemia de Covid-19. As discussões devem se pautar no período de maior demanda, que inicia com o pagamento de salários e aposentadorias nesta primeira semana de abril. As agências bancárias já funcionam com horário flexível e redução de contingente, com objetivo de evitar aglomerações e minimizar o risco de contágio pela exposição prolongada.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo, desde antes das medidas oficiais, as condições de atendimento à população têm sido pauta da entidade. “Organizamos um comitê de crise para estabelecer condições de atendimento sem propagar a doença; para saber quais são as condições de trabalho, barreiras sanitárias, critérios e medidas para que tudo seja feito da forma mais segura possível”, detalha Carlos.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), existe um esforço do setor pelo alinhamento na adoção de práticas no enfrentamento ao novo coronavírus, mas cada instituição segue sua estratégia de negócios e política de organização do trabalho. As agências, contudo, devem assegurar as condições de um ambiente de trabalho com proteção à saúde: higienização, distanciamento entre os postos de trabalho, controle do número de pessoas dentro da agência e organização de filas para que não haja contato entre os próprios clientes.

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Cerca de 30 milhões de aposentados começaram a receber seus benefícios pagos pelo INSS, desde a quarta-feira. Diante da maior demanda, o Sindicato dos Bancários reforça que já estão cobrando aos bancos e ao poder público o cumprimento dos decretos para que sejam evitadas aglomerações nas agências. “O que vimos desde o início, no dia 25 de março, foram longas filas nas portas das agências bancárias, o que as recomendações municipais e estaduais falam para evitar”, comenta Carlos, presidente do Sindicato.

Grupos mais vulneráveis têm atendimento exclusivo 

Para preservar a segurança de funcionários e clientes no exercício do atendimento bancário, a rede bancária adotou série de medidas, especialmente para segmentos mais vulneráveis da população, como os idosos, gestantes e portadores de deficiência. Estes devem ter atendimento exclusivo nas agências das 9 horas às 10 horas, de acordo com a Febraban.

A orientação é para que a população busque canais digitais, com a proposta de reduzir a necessidade do atendimento presencial. Sob regime de contingenciamento, há ainda a limitação do número de pessoas no interior das agências. O atendimento ao público deve ocorrer apenas para transações essenciais, pelo período mínimo das 10h às 14 horas, enquanto durar a emergência na saúde pública, causada pela pandemia de coronavírus.

Beneficiários do INSS têm atendimento diferenciado no Banco do Brasil

Para evitar o fluxo nas agências, o Banco do Brasil divulgou medidas adotadas para que os beneficiários do INSS possam resolver pendências sem sair de casa. De acordo com o gerente da agência central do Banco do Brasil em Juazeiro do Norte, Émerson Távora, a primeira é a suspensão da exigência da prova de vida para o pagamento do INSS.

“Os beneficiários podem ficar tranquilos, não vai haver bloqueio no benefício pelos próximos 120 dias; quem não realizar prova de vida será pago normalmente”, esclarece em entrevista à rádio O POVO/CBN. Outra medida orientada pelo gerente é a utilização do cartão de beneficiário para realizar o pagamento de compras. Dessa forma, evitando a necessidade de atendimento presencial.

Segundo o gerente, além do horário já decretado nacionalmente para atendimento exclusivo dos grupos mais vulneráveis, a população pode contar com o atendimento expandido nas agências do Banco Central, das 6 horas até as 22 horas. Émerson também orienta que a população busque os serviços em terminais eletrônicos e bancos 24 horas. “Evitem horários de grande fluxo, procurem os correspondentes bancários mais próximos de suas residências, e mantenham distância mínima de dois metros em caso de filas”, recomenda o gerente.

De acordo com Émerson, o Banco Central disponibiliza canais de comunicação no WhatsApp para atendimento da população, que pode entrar em contato a partir do número (61) 61 4004-0001, e na central do Banco do Brasil 0800-729-0001.

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