Participamos do

Prefeitura abre dois novos abrigos temporários para acolher população de rua durante a quarentena

Município também distribui refeições diárias nos refeitórios sociais. Os lugares somam 150 vagas para pessoas em vulnerabilidade social
10:27 | Mar. 26, 2020
Autor Lais Oliveira
Foto do autor
Lais Oliveira Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para dar assistência à população de rua de Fortaleza em meio à pandemia do coronavírus, a gestão municipal inaugurou dois novos abrigos temporários. Os locais estão na Barra do Ceará e no Centro, abertos em caráter emergencial nesta quarta-feira, 25, com total de 150 vagas.

Todas as unidades voltadas para atendimento assistencial às pessoas em situação de rua na Cidade continuam funcionando, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), embora com os horários flexibilizados e prevenindo qualquer aglomeração.

O titular da SDHDS, Elpídio Nogueira, destaca que uma das ações iniciais da Prefeitura foi mudar a execução de funcionamento e elaborar um esquema de distribuição de quentinhas para evitar que as refeições fossem feitas nas dependências dos locais. "Infelizmente apareceram algumas pessoas que não faziam parte desse público, o que gerou pequeno tumulto e estamos contornando essas situação", ressalta.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com o secretário, diariamente já eram distribuídas na unidade da Parangaba 1,3 mil refeições, além de outras 450 no refeitório social da rua Padre Mororó. Além disso, por meio do Movimento Supera Fortaleza serão distribuídos, ao todo, 600 refeições para quem não conseguir chegar às unidades de assistência como Centros Pop e Centro de Convivência.

Vacinação

Elpídio Nogueira acrescenta que o segundo lote de vacinação contra gripe, que deve ser recebido em breve pela Prefeitura, também irá contemplar a população em situação de vulnerabilidade social de Fortaleza.

Ainda nesta semana, a Prefeitura pretende inaugurar dois novos abrigos temporários para crianças e adolescentes, localizados na Sapiranga e em Messejana. "Nós pretendemos abrir mais vagas para as pessoas poderem ficar isoladas socialmente, mas isoladas com direito a dormir, a se alimentar, a se vacinar e tudo que um ser humano precisa", afirma.

Saiba onde estão os dois novos abrigos temporários inaugurados

Barra do Ceará
Onde: rua Dr. José Roberto Sales, 830
Funcionamento: segunda-feira a domingo, em qualquer horário

Centro
Onde: rua Solon Pinheiro, 898
Funcionamento: segunda-feira a domingo, em qualquer horário

Confira os horários de funcionamento da rede assistencial para pessoas em situação de rua em Fortaleza

Refeitório Social
Onde: rua Padre Mororó, 686 – Centro
Funcionamento: segunda-feira a domingo, das 10 horas às 13 horas (almoço) e das 16 horas às 17h30min (sopas)

Restaurante Popular:
Onde: rua Carlos Amora, 07 - Parangaba
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 10 horas às 13 horas

Centro Pop Centro:
Onde: rua Jaime Benévolo, 1059 - Centro
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 15 horas

Centro Pop Benfica
Onde: avenida João Pessoa, 4180 – Damas
Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 15 horas

Centro de Conivência passou a ser abrigo temporário
Onde: rua Sólon Pinheiro 998 – Centro
Funcionamento: segunda-feira a domingo, em qualquer horário

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar