Participamos do

Poluição diminui em diversos países após quarentena imposta pelo Coronavírus

Cidades como Veneza (Itália), Beijing (China) e São Paulo (Brasil) estão sofrendo mudanças visíveis pela falta de atividade humana nociva à natureza
16:43 | Mar. 24, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Durante o isolamento social imposto pelo coronavírus, algumas imagens que circularam pela internet chamaram a atenção: a poluição ao redor do planeta visualmente está diminuindo.

Na China, primeiro epicentro do surto de covid-19, a baixa da poluição do ar pôde ser captada por satélites de monitoramento de poluição operados pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Na Itália, as águas dos canais de Veneza ficaram bem mais cristalinas diante da falta de movimentação na cidade turística italiana. Apesar disso, é falsa a informação de que cisnes e golfinhos teriam retornado à localidade. As aves sempre frequentaram as águas venezianas e os mamíferos vivem em oceanos.

Ambos os países tiveram operações industriais fechadas ou reduzidas por conta do isolamento social imposto para minimizar a pandemia do coronavírus.

Recentemente, o céu de São Paulo, maior epicentro de covid-19 no Brasil, também surgiu menos marcado pela poluição. Em imagens captadas por paulistanos divulgadas em redes sociais, é possível ver o céu sem a sujeira atmosférica.

Céu de São Paulo antes da quarentena
Céu de São Paulo antes da quarentena (Foto: Leitor via whatsapp)

Céu de São Paulo durante a quarentena
Céu de São Paulo durante a quarentena (Foto: Leitor via whatsapp)

De acordo com dados divulgados pela CNN, cientistas ambientais estimam que a melhoria na qualidade do ar pode salvar cerca de 75 mil pessoas de mortes prematuras. A mudança na atmosfera durante a quarentena imposta ao mundo, assim, vem com uma lição visível de preservação do meio-ambiente.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar