Participamos do

Saiba quais são fatores associados à morte por coronavírus no mundo, segundo a OMS

Pacientes com sintomas respiratórios apresentaram mortalidade de 16% no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde
20:39 | Mar. 23, 2020
Autor Alan Magno
Foto do autor
Alan Magno Estagiário de jornalismo
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na tarde desta segunda-feira, 23, a pandemia de coronavírus está se acelerando. A estimativa da entidade é de que nos últimos quatro dias os novos casos confirmados da Covid-19 subiram 100 mil. No mundo todo são cerca de 300 mil infectados e 15 mil mortes já foram registradas em decorrência da doença. No Brasil os casos somam 1.891 ocorrências, com 34 mortos, segundo boletim mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira.

Diante do quadro da pandemia, a OMS listou alguns dos principais fatores observados nos casos onde o vírus levou os paciente a óbito.

Dentre os mais de 15 mil mortos, a estimativa da OMS é de que a idade média de morte é de 68 anos. Ainda segundo o órgão, os pacientes com mais de 65 anos apresentam taxa de mortalidade de 23%, a maior entre todos os quadros. Já entre os pacientes mais jovens — desde crianças até adultos jovens —, o índice de mortandade cai para 2,6% dos casos. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um fator que começou a ser investigado pela OMS foi a questão de gênero. Segundo registros da entidade, dentre os pacientes que morreram em decorrência da infecção por coronavírus, os homens representavam até três vezes mais casos do que as mulheres.

A Organização Mundial da Saúde destacou ainda que os paciente que apresentaram sintomas respiratórios, seja em decorrência da própria covid-19 ou por doenças crônicas e de base, ou infecções respiratórias recentes ou pré-existentes, tiveram taxa de óbito de 16% dentre os casos clínicos registrados.

Coronavírus no Ceará

O número de casos confirmados de coronavírus no Ceará chegou a 164 nesta segunda-feira, 23. O registro anterior, divulgado no domingo, 22, confirmava 125 casos. As informações estão sendo constantemente divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado. Segundo a pasta, até o momento nenhuma morte foi registrada no Estado.

Fortaleza é o município com maior número de casos, registrando 125. Logo após, Aquiraz mantém seis notificações. O município de Sobral tem três casos confirmados. Outros quatro municípios cearenses apresentam um caso cada.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na tarde desta segunda-feira 23 a pandemia de coronavírus está se acelerando. A estimativa da entidade é de que nos últimos quatro dias os novos casos confirmados da doença associada a Covid-19 subiu em 100 mil. No mundo todo são cerca de 300 mil infectados e 15 mil mortes já foram registradas em decorrência da doença (https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/03/23/quase-todos-os-paises-ja-registraram-coronavirus-e-pandemia-se-acelera--diz-oms.html). No Brasil os casos somam 1891 ocorrências com 34 mortos. A OMS listou alguns dos principais fatores observados nos casos onde o vírus levou os paciente a óbito saiba quais são: Dentre os mais de 15 mil mortos a estimativa da OMS é de que a idade média de morte é 68 anos. Ainda segundo o órgão os pacientes com mais de 65 anos apresentam uma chance de mortalidade 23% maior do que as demais faixas etárias. Enquanto os pacientes mais jovens entre crianças e até adultos jovens apresentaram uma mortalidade de apenas 2 6% dos casos. Um fator que começou a ser investigado pela OMS foi a questão de gênero pois segundo registros da entidade dentre os pacientes que morreram em decorrência da infecção por coronavírus os homens representavam até três vezes mais casos do que as mulheres. A Organização Mundial da Saúde destacou ainda que os paciente que apresentaram sintomas respiratórios seja em decorrência da Covid-19 ou por doenças crônicas e de base ou infecções respiratórias recentes tiveram uma mortalidade de 16% dentre os casos clínicos registrados. CORONAVÍRUS NO CEARÁ: O número de casos confirmados de coronavírus no Ceará chegou a 164 nesta segunda-feira 23. O último registro divulgado no domingo 22 confirmava 125 casos (https://www.opovo.com.br/coronavirus/2020/03/21/coronavirus-o-ceara-chega-a-84-casos-confirmados.html). As informações estão sendo constantemente divulgadas pela Secretaria da Saúde do Ceará segundo o órgão até o momento nenhuma morte foi registrada no Estado. Fortaleza é o município com maior número de casos registrando 125. Logo após Aquiraz mantém seis notificações. O município de Sobral tem três casos confirmados. Outros quatro municípios cearenses apresentam um caso cada. Tags: coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 covid-19 no Ceara mortes coronavirus morte coronavirus mortes coronavirus brasil casos mortes coronavirus coronavirus coronavirus Brasil casos mortes coronavirus morte coronavirus mortes coronavirus mundo casos mortes coronavirus coronavirus coronavirus mundo casos coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 covid-19 no Ceara confirmado coronavirus

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar