PUBLICIDADE
Coronavírus
Noticia

Saiba quais são fatores associados à morte por coronavírus no mundo, segundo a OMS

Pacientes com sintomas respiratórios apresentaram mortalidade de 16% no mundo todo, segundo a Organização Mundial da Saúde

Alan Magno
20:39 | 23/03/2020
OMS faz alerta quanto a possível pandemia (Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP)
OMS faz alerta quanto a possível pandemia (Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP)

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na tarde desta segunda-feira, 23, a pandemia de coronavírus está se acelerando. A estimativa da entidade é de que nos últimos quatro dias os novos casos confirmados da Covid-19 subiram 100 mil. No mundo todo são cerca de 300 mil infectados e 15 mil mortes já foram registradas em decorrência da doença. No Brasil os casos somam 1.891 ocorrências, com 34 mortos, segundo boletim mais recente divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira.

Diante do quadro da pandemia, a OMS listou alguns dos principais fatores observados nos casos onde o vírus levou os paciente a óbito.

Dentre os mais de 15 mil mortos, a estimativa da OMS é de que a idade média de morte é de 68 anos. Ainda segundo o órgão, os pacientes com mais de 65 anos apresentam taxa de mortalidade de 23%, a maior entre todos os quadros. Já entre os pacientes mais jovens — desde crianças até adultos jovens —, o índice de mortandade cai para 2,6% dos casos. 

Um fator que começou a ser investigado pela OMS foi a questão de gênero. Segundo registros da entidade, dentre os pacientes que morreram em decorrência da infecção por coronavírus, os homens representavam até três vezes mais casos do que as mulheres.

A Organização Mundial da Saúde destacou ainda que os paciente que apresentaram sintomas respiratórios, seja em decorrência da própria covid-19 ou por doenças crônicas e de base, ou infecções respiratórias recentes ou pré-existentes, tiveram taxa de óbito de 16% dentre os casos clínicos registrados.

Coronavírus no Ceará

O número de casos confirmados de coronavírus no Ceará chegou a 164 nesta segunda-feira, 23. O registro anterior, divulgado no domingo, 22, confirmava 125 casos. As informações estão sendo constantemente divulgadas pela Secretaria da Saúde do Estado. Segundo a pasta, até o momento nenhuma morte foi registrada no Estado.

Fortaleza é o município com maior número de casos, registrando 125. Logo após, Aquiraz mantém seis notificações. O município de Sobral tem três casos confirmados. Outros quatro municípios cearenses apresentam um caso cada.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

TAGS